Portugal e Espanha dispõem de 4,8 milhões para melhorarem serviços de emergência na fronteira

9 meses atrás 64

O projeto ATEMPO visa contribuir para a melhoria dos serviços de emergência transfronteiriços em caso de eventos como incêndios ou inundações.

O projeto ATEMPO – Assistência Transfronteiriça de Emergência conta com um orçamento na ordem de 4,8 milhões de euros e tem por objetivo melhorar a capacidade de resposta das unidades de emergência transfronteiriças, perante eventos adversos ligados às alterações climáticas e riscos tecnológicos com impacto nos ecossistemas.

Trata-se de um projeto de cooperação transfronteiriça cuja apresentação e lançamento teve lugar no Jardim Botânico do Porto, esta quarta-feira.

Integram a parceria, entidades portuguesas como a GNR, INEM, CIM Alto Minho e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE). A estas, juntam-se organismos espanhóis, como é o caso da Axencia Gallega de Emerxencias (AXEGA), chefe de fila do projeto, Universidade da Coruña,  e a Dirección General de Patrimonio Natural y Política Forestal Castilla y León.

Tendo na mira os objetivos referidos, vão ser utilizadas ferramentas ligadas à Inteligência Artificial (IA), de forma a antecipar o comportamento de eventos como incêndios e inundações, mas também acidentes derivados de riscos tecnológicos.

Ao colocar em prática este projeto, os parceiros pretendem ainda contribuir para o reforço dos equipamentos disponíveis, formação e capacitação de agentes operacionais e mobilização e sensibilização da população sobre como reagir perante fenómenos como os referidos.

Ler artigo completo