Portugal em contraciclo. Vendas dos elétricos a subir

4 horas atrás 26

Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas de veículos 100% elétricos em Portugal estão a subir. E bem acima do mercado.

O ano de 2024 não tem sido positivo para a venda de elétricos na Europa. Mas há países que estão a contrariar esta tendência e Portugal é um deles: desde janeiro até setembro, as vendas de elétricos cresceram 13,3%, totalizando 29 068 unidades.

Em setembro essa subida foi até muito mais expressiva, registando um crescimento de 43,9% face ao mesmo mês em 2023, convertendo-se em 4053 elétricos vendidos. Com estes valores, os 100% elétricos já representam 18,4% do mercado nacional este ano.

Além de Portugal, há mais países europeus a registar um crescimento nas vendas de veículos elétricos, como o Reino Unido, a França, a Bélgica ou os Países Baixos. No entanto, não são suficientes para reverter a tendência de descida.

Skoda Elroq carregar© Skoda

Segundo a ACEA, as vendas de elétricos contabilizadas entre janeiro e agosto estão 5,5% abaixo do mesmo período em 2023. As descidas acentuadas em mercados como o alemão (-32%) ou o sueco (-21%) estão a arrastar para baixo o mercado europeu.

Híbridos Plug-in ainda a crescer, mas…

Regressando a Portugal, também a venda de híbridos plug-in parece estar em contraciclo ao que se verifica na restante Europa. As vendas aumentaram 6,6% (20 586 unidades) de janeiro a setembro, em relação ao período homólogo de 2023. Recorde-se que as vendas de híbridos plug-in na Europa decresceram 1,7% nos últimos nove meses.

Mas há sinais de alarme. No mês passado em Portugal a venda de híbridos plug-in decresceu 10,7% (2192 unidades). Esta tendência de descida tem vindo a ser recorrente nos últimos quatro meses.

No único ponto em que o nosso mercado parece estar de acordo com as tendências europeias, é em relação aos híbridos (inclui também mild-hybrids) cuja procura continua aumentar. Desde janeiro, estes registaram um crescimento nas suas vendas de 13,6% (26 063 unidades).

Apenas em setembro, a venda de automóveis híbridos registou um aumento de 44,5% (2744 unidades no total).

Isto faz com que os híbridos (não plug-in e mild-hybrid) representem este ano 16,5% da quota de mercado, superando os 13% de quota dos híbridos plug-in.

Contas feitas, desde o início do ano, já se venderam em Portugal 75 717 ligeiros de passageiros eletrificados, o que responde a um crescimento de 11,4%.

No reverso da medalha, o mercado dos ligeiros de mercadorias elétricos está em queda. As suas vendas decresceram 3,6% (1718 unidades) desde janeiro; e 31,8% (174 unidades) apenas no mês passado. Os pesados elétricos são os que estão a registar a maior queda, com menos 58,9% (97 unidades) no acumulado do ano.

E os a combustão?

Os automóveis apenas a combustão continuam a perder terreno. Nos últimos nove meses, 55,2% dos automóveis vendidos eram movidos a energias alternativas (elétricos, híbridos, híbridos plug-in e outros). Os restantes 44,8% estão divididos por veículos a gasolina (36%) e a gasóleo (8,7%).

Fonte: ACAP

Ler artigo completo