Portugal entre países com máximos históricos do emprego na OCDE

8 meses atrás 64

As taxas de emprego na OCDE atingiram máximos históricos. Portugal está entre os países com novos recordes com emprego a subir de 72,8% no terceiro trimestre.

A taxa de emprego nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) manteve-se em 70,1% no terceiro trimestre do ano passado, nível recorde desde que a série começou, em 2005. Também a taxa de participação da população ativa registou o nível mais elevado desde 2008, 73,8%. Os dois indicadores estavam em máximos históricos ou perto deles em nove dos 38 países da OCDE, incluindo França, Itália e Japão, bem como Portugal.

Em Portugal, a taxa de emprego subiu para 72,8% (72,5% no segundo trimestre), enquanto a taxa de participação da população ativa subiu de 77,6% para 77,8% entre o segundo e o terceiro trimestre de 2023, de acordo com números dados hoje a conhecer pela organização económica. Em Espanha, o emprego cresceu para 65,7% no terceiro trimestre (65,4% no trimestre anterior) e a participação na força de trabalho subiu de 77,6% para 77,8%. Ainda na Europa, a taxa de emprego em França subiu para 68,5% e em Itália para 61,4%, enquanto a de participação na força de trabalho no primeiro se fixou nos 73,9% e em Itália subiu para 66,7%. No caso do Japão, a OCDE aponta para uma subida da taxa de emprego para 79% e da taxa de participação no mercado de trabalho para 81,3%.

A OCDE destaca que os dois indicadores estavam perto ou atingiram, no terceiro trimestre, a percentagem mais alta em nove dos 38 países da organização económica, entre eles França e Itália.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo