Portugal exibe inovação e sustentabilidade na Orgatec 2024

2 horas atrás 25

Portugal reforça a sua presença internacional no setor do mobiliário de escritório com a participação na feira que terá lugar de 22 a 25 de outubro, em Colónia, na Alemanha.

Entre 22 e 25 de outubro, sete marcas portuguesas de mobiliário e design de espaços de trabalho – Bloma, Cadeinor, Design By Miguel Soeiro, Fenabel, MBN Group, More Contract e X8 Solutions Group – terão oportunidade para se destacarem na Orgatec 2024, “uma das mais prestigiadas feiras internacionais do setor, que decorre em Colónia, na Alemanha”. Reconhecida como uma plataforma global para tendências e inovações em ambientes de trabalho, “a feira será palco para a apresentação das mais recentes soluções em design de mobiliário, destacando a qualidade, inovação e sustentabilidade das empresas portuguesas”, refere comunicado da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP).

A associação organiza a representação nacional, “consolidando a posição de Portugal como referência no mobiliário de escritório a nível global. A participação na Orgatec 2024 representa assim mais um passo estratégico da presença portuguesa nos mercados internacionais, nomeadamente num mercado estratégico como é a Alemanha, promovendo a excelência da indústria nacional”.

Para Vítor Poças, presidente da AIMMP, “a participação portuguesa na ORGATEC 2024 reforça a nossa aposta na internacionalização e na promoção da excelência do mobiliário português no exigente mercado alemão. As nossas empresas estão preparadas para dar resposta às tendências globais, combinando inovação, sustentabilidade e qualidade. Esta presença em Colónia demonstra o compromisso de Portugal com o futuro dos ambientes de trabalho, com soluções de design que respondem às necessidades do mercado global”, refere, citado pelo comunicado.

Nos últimos anos, o setor de madeira e mobiliário de Portugal “tem registado um crescimento significativo nas exportações, com especial destaque para os segmentos de mobiliário de escritório e ambientes de trabalho.

No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2024, o programa tem um plano de feiras internacionais. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 32 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações.

Quanto às empresas participantes, a Bloma “é especialista em soluções de mobiliário de escritório, oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo tampos de mesas, cacifos em fenólico, cacifos em melamina ou qualquer outro mobiliário. Utilizando tecnologia de materiais inteligentes, processos de fabrico avançados e técnicas de instalação inovadoras, asseguram o máximo valor em cada projeto”.

“A Cadeinor é uma empresa de mobiliário de escritório que dispõe de diferentes tipologias de produtos com altos e rigorosos padrões de qualidade. Desta forma, investe numa constante inovação para poder acompanhar as tendências de uma forma sensata, aliando o conforto à estética e a qualidade ao preço. Todos estes fatores permitiram à marca ganhar influência não só no mercado nacional, como também no internacional, nomeadamente Espanha, Irlanda, França, Marrocos, Angola, Moçambique, Cabo Verde, África do Sul, e Suazilândia”.

“No Design by Miguel Soeiro Studio, desafiam o design convencional incidindo na simplicidade. Cada projeto inicia privilegiando os materiais tradicionais, mas o processo criativo procura sempre adicionar um toque informal, contemporâneo e intemporal ao produto final. A abordagem é caracterizada por uma flexibilidade e versatilidade excecionais, o que nos permite adaptar às necessidades únicas de cada cliente. Esta capacidade de adaptação oferece soluções de design ilimitadas, desde pequenas peças individuais, projetos de design de transportes até grandes espaços interiores”.

“A Fenabel apresenta-se como especialista na produção de cadeiras. O objetivo da empresa é criar um estilo único e contemporâneo, combinando toda a habilidade artesanal, atenção aos detalhes e tecnologia de produção de alta qualidade com inovação constante. Com mais de 30 anos de experiência no sector, a fábrica tem uma capacidade de produção de 15 mil cadeiras por mês e, com o apoio de uma equipa de cerca de 150 funcionários qualificados, Os produtos Fenabel são expedidos para mais de 50 países em todo o mundo”.

“Desde 1980, a Móveis Barbosa Neto vem crescendo gradativamente, graças à visão de mercado e ao conhecimento de seu fundador. O Grupo MBN acompanha a realidade atual e tem grande capacidade de adaptação a mercados distintos. Para acompanhar a evolução do mercado e aumentar a sua capacidade de produção, o MBN Group construiu instalações modernas e funcionais. Um espaço devidamente apetrechado com tecnologia e recursos humanos qualificados”.

“A JMS – J. Moreira da Silva & Filhos, foi fundada em 1965 e está localizada em Rebordosa, no distrito do Porto. É o maior fabricante português de cadeiras contemporâneas em madeira. Com uma capacidade de produção de 200 mil cadeiras por ano, exportam para mais de 50 países, sendo os principais mercados a Europa, o Reino Unido e a América do Norte. Possui duas fábricas e uma equipa de 170 profissionais especializados, que trabalham para garantir uma produção de alta qualidade. Utilizam apenas madeira certificada proveniente de florestas sustentáveis e investem em tecnologia CNC para garantir eficiência e produtividade”.

“A X8 Solutions Group é uma empresa produtora de mobiliário e estofos em madeira com mais de duas décadas de experiência no setor, período durante o qual trabalhou para tornar a empresa num dos líderes de mercado aliando, para isso, o know-how (saber fazer) dos métodos tradicionais mais eficientes, com a permanente investigação e implementação da tecnologia mais avançada. Atualmente, é uma empresa de média dimensão que produz e comercializa os seus produtos a nível nacional e internacional”.

A AIMMP, fundada em 1957, é a única associação empresarial do setor de âmbito nacional e com uma perspetiva de fileira, representando todas as indústrias de base florestal, exceto a celulose, o papel e a cortiça. Nos termos dos seus estatutos estão previstas cinco divisões sub-setoriais: corte, abate, serração e embalagens de madeira; Painéis, Outros Derivados de Madeira e Energia de Biomassa; Carpintaria e afins; Mobiliário e afins; Exportação, importação e distribuição de madeiras e derivados. Estas indústrias exportaram cerca de 2,5 mil milhões de euros por ano.

Ler artigo completo