Com este resultado, as portuguesas deixam de poder continuar a luta pelo pódio, mas, durante o fim de semana, vão poder tentar lutar pelo quinto lugar e o acesso ao Mundial de sub-19, que se disputa em 2025 na República Checa.
Era grande a expectativa do que Portugal poderia fazer no acesso às meias-finais da prova e cedo se percebeu que as jogadoras orientadas por Agostinho Pinto estavam motivadas para a partida com Israel. O parcial favorável de 17-12 no primeiro período espelhava a vontade de estar perante as quatro melhores seleções da Europa.
Mas o segundo período veio mostrar que Israel partilhava da mesma vontade que as jogadoras lusas. Antes do intervalo, as israelitas, ao marcar seis pontos sem resposta, igualaram a partida a 31 pontos. As equipas recolheram aos balneários com o marcador a assinalar uma igualdade a 33.
No terceiro quarto houve muito equilíbrio com Portugal a conseguir superiorizar-se e terminar este período a vencer por escassos dois pontos (50-52).
Clara Silva voltou a estar em grande destaque ao anotar mais um duplo-duplo neste campeonato (17 pontos e 10 ressaltos), porém isso foi insuficiente para evitar a derrota.
Um triplo de Neta Mayshar, a três minutos do fim do jogo, deixou Israel à frente do marcador (63-62), sabendo as israelitas gerir da melhor forma a vantagem até ao apito final.
Portugal vai jogar este sábado, dia 10, às 15:30, com a Bélgica, que perdeu hoje com a França por 87-48.
Leia Também: João Moutinho recorda Pepe: "Não há muito a dizer. Carreira fala por si"