Portugal já captou 82 milhões de euros de financiamento no EIC Accelerator

2 meses atrás 59

O programa de financiamento de empresas de deep tech, já investiu 82 milhões de euros em 15 empresas nacionais, desde 2021. A empresa BestHealth4U foi a que recebeu o maior apoio, com um total de 4,25 milhões de euros.

O instrumento EIC Accelerator, que financia empreendedores, inovadores, pequenas empresas e cientistas de excelência, já beneficiou 15 empresas nacionais de deep tech, desde 2021, com um financiamento total de 82 milhões de euros.

A empresa BestHealth4U foi a que recebeu o maior apoio, com um total de 4,25 milhões de euros captados na mais recente ronda de financiamento, realizada em março, onde foram recebidas um total de 969 candidaturas tendo sido apoiadas pelo programa 68.

Na última ronda de financiamento o investimento foi de 411 milhões de euros, tendo Portugal candidatado 12 empresas.

O financiamento conseguido pela BestHealth4U vai servir para a empresa lançar no mercado mundial o Bio2Skin, um adesivo médico que utiliza as características naturais da pele.

Este instrumento de financiamento está integrado no pilar III do Horizonte Europa, visa apoiar startups e PME com tecnologias disruptivas. O EIC Accelerator oferece financiamento a fundo perdido até 2,5 milhões de euros, combinado com investimentos de capital próprio até 15 milhões de euros.

António Grilo, presidente da Agência Nacional de Inovação, afirma que “os resultados de Portugal no EIC Accelerator devem ser vistos como uma oportunidade para desenvolver negócios deep tech de origem nacional, reter e atrair talento, e aumentar a exposição das PME de base tecnológica e de todo o ecossistema nacional a sistemas internacionais mais competitivos”.

Até ao momento, 85 empresas portuguesas já se candidataram a este projeto.

Ler artigo completo