Portugal: primeira unidade fabril de carros elétricos bate recordes

5 meses atrás 58

O ano de 2023 ainda não terminou e a Stellantis já conseguiu alcançar um recorde. A fábrica, que está instalada em Mangualde, e que será a primeira a produzir carros elétricos, bateu um recorde de produção. Conheça os números.

 Primeira unidade fabril de carros elétricos bate recordes

Stellantis irá produzir vários carros elétricos já em 2024

A fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou um novo recorde anual de produção. Foram produzidas 78 541 viaturas produzidas entre janeiro e novembro. O anterior recorde fixava-se nos 77 607 veículos fabricados em todo o ano de 2019. Já em comparação com o período homólogo de 2022, a fábrica de Mangualde registou um aumento de produção de 10%.

A Stellantis Mangualde representa até agora, segundo dados da ACAP, 26,3% dos veículos produzidos em Portugal e 95% desse volume destina-se ao mercado de exportação. Este facto sublinha o crescente peso que a Stellantis Mangualde tem em termos de economia nacional, reforçando a sua importância no desenvolvimento do tecido empresarial e industrial da região centro.

 Primeira unidade fabril de carros elétricos bate recordes

Em linha com o plano “Dare Forward 2030” da Stellantis, a Fábrica de Mangualde começará, no próximo ano, a produzir, em grande série, carros totalmente elétricos.

Em linha com o plano “Dare Forward 2030” da Stellantis e as suas metas ambiciosas para 2030, a partir do próximo ano, Mangualde começará a produzir, em grande série, carros totalmente elétricos das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot (modelos Citroën ë-Berlingo Van /ë-Berlingo, Fiat Professional e-Doblò/e-Doblò, Peugeot E-Partner/E-Rifter, Opel Combo Cargo Electric e Combo Electric), nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros.

Atualmente, a Fábrica assegura a produção dos veículos comerciais ligeiros e versões de passageiros Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo Van/Berlingo, Opel Combo Cargo/Combo e Fiat Professional Doblò/Doblò.

Ler artigo completo