Portuguesa é alvo de burla no Dubai e perde poupanças de 50 mil euros

7 meses atrás 80

Uma assistente de bordo portuguesa perdeu todas as suas poupanças depois de ter sido alvo de uma burla através do telefone.

A mulher, que vivia há quatro anos no Dubai, onde estava a juntar dinheiro para regressar a casa em breve, relata o esquema em que se viu envolvida e que a leva a afirmar que foi "uma estúpida" por ter caído.

Em declarações ao jornal 'Khaleej Times', a mulher conta que tinha acabado de regressar de um longo voo noturno e estava à espera da chamada de uma amiga, motivo pelo qual atendeu a chamada de número anónimo sem questionar quem seria.

Do outro lado, um homem dava-lhe a boa nova de que acabara de ganhar um prémio de 37 mil euros, na sequência de uma parceria entre  o Emirates NBD (o maior banco do Dubai) e uma casa de câmbio dos Emirados Árabes Unidos, onde tinha estado nesse mesmo dia.

A coincidência levou a acreditar no que estava a ouvir e acabou por seguir todos os passos que lhe foram indicados ao telefone e que eram necessários para receber o seu prémio. Entre essas indicações, acabou por dar aos burlões os seus códigos e passwords.

Assim que conseguiram os seus dados, os burlões mantiveram a mulher ao telefone por mais cerca de 15 minutos, para a manterem distraída e não ler as notificações que estava a receber das suas aplicações bancárias, enquanto retiravam todo o dinheiro das suas contas.

Em pouco mais de 20 minutos, a sua conta ficou a zeros, sem que ela se apercebesse. "Ao contá-lo em voz alta, nem consigo acreditar o quão estúpida fui", recorda a portuguesa.

A mulher revela que ao aperceber-se deslocou-se logo à polícia e tentou entrar em contacto com o banco. Estava de tal forma nervosa, que houve um agente que se manteve do seu lado e que não a deixou sair da esquadra sem que esta se acalmasse.

Segundo reporta, a sua atuação é considerada negligência grave, pelo que dificilmente será possível recuperar o dinheiro.

Leia Também: Principal arguido do caso de burla a empreiteiros condenado a sete anos

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo