Portugueses enfrentam famoso surfista de ondas grandes na ronda inaugural em Saquarema

2 horas atrás 20

Tem início este sábado o Saquarema Pro, no Brasil. A última etapa do circuito Challenger Series vai decidir as últimas vagas de acesso ao circuito mundial do próximo ano e em prova irão estar seis surfistas portugueses, quatro na prova feminina e dois na masculina. E os dois representantes lusos no lado masculino ficaram colocados no mesmo heat e na companhia de um ilustre surfista de ondas grandes, o brasileiro Lucas "Chumbo" Chianca.

Vencedor por diversas ocasiões do evento de ondas grandes da Praia do Norte, na Nazaré, Chianca recebeu um wildcard para competir em Saquarema, uma vez que também se ajeita muito bem em ondas mais pequenas. Dessa forma, vai competir ao lado do campeão nacional Joaquim Chaves e do atual número um nacional Guilherme Ribeiro no heat 4 da ronda inaugural da prova masculina. O brasileiro Gabriel André será o outro adversário dos surfistas portugueses.

Chaves e Ribeiro são, de resto, os únicos representantes nacionais do lado masculino, onde Frederico Morais é ausência. Sem qualquer possibilidade matemática de se qualificar para o World Tour do próximo ano, Kikas optou por não viajar para o Brasil. Isto numa altura em que nenhum português poderá garantir a qualificação.

Já do lado feminino, Yolanda Hopkins, a única portuguesa com entrada direta para a ronda 2, em virtude de ocupar atualmente a 9.ª posição do ranking, é a única surfista lusa ainda com esperanças de chegar à elite mundial no próximo ano. Yolanda precisa de um grande resultado em Saquarema para terminar dentro do top 5 do ranking e conseguir o sonho da qualificação.

Antes de Yolanda entrar em cena no heat 2 da ronda 2 feminina, onde também está a australiana Bronte Macaulay, a armada lusa terá Mafalda Lopes e Teresa Bonvalot em ação logo no heat 1 da ronda inaugural, onde estarão também a havaiana Nora Liotta e a brasileira Kayane Reis. A segunda classificada desta bateria irá cruzar-se com Yolanda na próxima fase. Também em Saquarema, mas no heat 4 da ronda inaugural, irá competir Kika Veselko, que tem a concorrência da costarriquenha Leilani McGonagle, da peruana Daniella Rosas e da brasileira Taís Almeida.

O Saquarema Pro tem um período de espera que vai deste sábado até domingo, dia 20 de outubro. Em jogo estarão as duas últimas vagas femininas e sete masculinas para o World Tour 2025. 

Ler artigo completo