Posição em que coloca o braço pode dar leitura errada da pressão arterial

2 horas atrás 20

Quando vai ao médico, ou até em casa, é normal medir a pressão arterial para controlar os valores. Sabia que a posição em que coloca o braço pode ter influência nos resultados e dar valores errados?

Um novo estudo publicado na JAMA, da American Medical Association, revelou que existem duas posições que podem afetar as leituras e dar valores que não correspondem à realidade. 

A investigação analisou a pressão arterial de 133 pessoas com o braço em três posições: no colo, apoiado numa superfície ou pendurado ao lado do corpo. O estudo concluiu que se o braço fosse colocado no colo ou ao lado do corpo dava valores mais elevados.

"Estas posições resultaram numa superestimação substancial das leituras e podem levar a diagnósticos incorretos", revelam os responsáveis pela investigação. Assim, a melhor forma de fazer a medição é como braço apoiado numa mesa ou superfície e ao nível do coração.

"Nesta posição, o coração não precisa de trabalhar mais para fazer circular o sangue, o reflete-se em números de pressão arterial mais precisos."

Leia Também: Com este teste de seis minutos irá saber o estado de saúde do seu coração

Ler artigo completo