Preços do petróleo caiem à medida que as companhias marítimas regressam ao mar vermelho

9 meses atrás 78

A cotação do petróleo tem vindo a cair nos últimos dias à medida que as companhias de navegação retornam ao Mar Vermelho e ao Canal do Suez, depois de terem sofrido atacas por militantes do grupo Houthi do Iémen.

Os preços do petróleo têm caído, tendo hoje já caído mais de 1%. Esta descida acontece ao mesmo tempo que as preocupações com as interrupções no tráfego marítimo pelo mar vermelho começam a diminuir, mesmo quando as tensões do Médio Oriente continuam a agravar, segundo a ‘Reuters’.

O Brent está a ser negociado a 78,73 dólares, e o texano WTI a73,42 dólares, às 15h34. Na quarta-feira o preço de ambos os barris desceu quase 2%, numa altura em que as empresas de transporte marítimo começam a regressar ao Mar Vermelho.

A grande maioria das empresas de transporte marítimo deixaram de utilizar a rota do Mar Vermelho e do Canal de Suez no início deste mês, depois de um grupo pertencente ao Houthi do Iémen ter começado a atacar navios. No entanto, uma coligação liderada pelos Estados Unidos para acabar com as tensões que se vivem no Mar Vermelho produziu, até agora, uma ação coordenada como se esperava.

A Maersk, uma das maiores companhias de navegação, vai encaminhar quase todos os seus navios porta-contentores que naveguem entre a Ásia e Europa através do Canal do Suez a partir de agora, enquanto desviará apenas alguns ao redor de África.

Ler artigo completo