Preços na produção industrial caem 0,8% na zona euro e 0,9% na UE em dezembro

8 meses atrás 62

O recuo dos preços resultou essencialmente observado na energia, em que os preços recuaram 2,3% em cadeia. Se deixado de fora aquele segmento, os preços da indústria baixaram somente 0,1%.

Os preços na produção industrial caíram 0,8% na zona euro e 0,9% na UE em dezembro, por comparação com o mês anterior (0,3% em ambos os casos em novembro). O sector da energia foi o fator diferenciador, com larga margem.

Os dados foram divulgados pelo Eurostat e indicam que a média anual da variação dos preços em 2023, face a 2022, foi de decréscimos em ambos os blocos, na ordem de 3,2% e 2,1%, respetivamente.

Em cadeia, registaram-se na zona euro descidas de 2,3% nos preços da energia e 0,3% nos bens intermédios, ao passo que se observou estabilidade nos bens capitais e nos bens consumíveis duráveis. Nos bens consumíveis não duráveis, houve um recuo de 0,1%. Olhando a toda a indústria, com exceção para a energia, o decréscimo nos preços foi de 0,1%.

No caso da UE, houve uma descida de 2,4% nos preços praticados na energia, 0,4% nos bens intermédios e 0,1% nos bens consumíveis duráveis, ao passo que se registou estabilidade ao nível dos preços nos bens capitais. Nos bens consumíveis não duráveis deu-se uma subida de 0,1%. Deixada de fora a energia, os preços em toda a indústria baixaram 0,2%.

No caso português, deu-se um decréscimo de 0,3% nos preços da produção industrial entre novembro e dezembro de 2023.

Na variação anual, registou-se em dezembro um recuo de 10,6% na zona euro e 10,0% na UE, em termos homólogos. Em Portugal o recuo foi bem mais ligeiro, na ordem de 4,9%.

Mais uma vez, a redução é particularmente acentuada na energia, na ordem de 27,5% para a zona da moeda única. Segue-se o recuo de 4,9% nos preços dos bens intermédios, ao passo que houve subidas de 2,8% nos bens capitais, 3,0% nos bens consumíveis duráveis e 3,2% nos bens consumíveis não duráveis. Se deixada de parte a energia, os preços da indústria recuaram 0,4%

Ao nível da UE, descida de 25,6% na energia e 5,0% nos bens intermédios, ao passo que se observaram descidas de 2,4% nos bens consumíveis duráveis, 2,8% nos bens capitais e 3,0% nos bens consumíveis não duráveis. A indústria, com exceção feita à energia, viu os preços baixarem 0,6%.

Ler artigo completo