Premier League passa a limitar gastos dos clubes em 85 por cento das receitas

4 meses atrás 80

A Premier League anunciou, esta quinta-feira, que vai introduzir, a título experimental e «não vinculativo», um teto financeiro às suas equipas, para limitar os seus gastos por época, à semelhança do que acontece noutras modalidades e ligas, como na NBA (o chamado cap space).

Através de uma nota oficial, a Premier League revelou, assim, a introdução Regras de Custo de Equipa e a Liga, que pretendem limitar os gastos nos plantéis das equipas do principal escalão do futebol inglês em 85 por cento das suas receitas.

«O sistema visa melhorar e preservar a sustentabilidade financeira e a competitividade equilibrada da Premier League, bem como ultrapassar as aspirações dos clubes, facilitar alinhamento com outras competições e apoiar a competitividade dos clubes nas competições da UEFA», lê-se na nota.

Além disto, os clubes da Premier League aprovaram também, a título experimental, a introdução das «Regras de Ancoragem do Topo ao Fundo», que visam proibir qualquer equipa de gastar mais do que cinco vezes das receitas comerciais (televisivas e de prémios) recebidas pelo último classificado do campeonato. A ideia por detrás destas regras passa por nivelar o nível competitivo, através do dinheiro gasto, da Premier League.

Tudo isto surge de vários momentos de contestação nas últimas épocas relativos precisamente aos gastos de cada clube, que resultaram, em 2023/24, na dedução de pontos ao Everton e Nottingham Forest e num conjunto de processos judiciais contra o Manchester City, que se vêm arrastando.

Ler artigo completo