PRÉMIOS ZEROZERO | Zicky é o jogador do ano para o zerozero

3 meses atrás 35

Os vencedores do prémio do zerozero

Quatro edições, quatro vencedores diferentes. E pela terceira vez um jogador do Sporting. Depois de Guitta, Merlim e Robinho, Zicky é o Jogador do Ano da Liga Placard para o zerozero. É o coroar da melhor época individual da carreira do internacional português que chegou à história com o seu Sporting.

Aos 22 anos, o intratável e goleador pivot português é reconhecido por todos a nível mundial como um dos melhores (ou mesmo o melhor?) pivot da atualidade. As suas características são únicas e o seu faro de golo é proporcional às suas características inatas para a posição. Esta época, em 41 jogos pelo Sporting, marcou 41 golos, 21 deles na Liga Placard.

No que à Liga Placard, prova que serve de objeto para esta distinção, diz respeito, Zicky foi o quarto melhor marcador (atrás de Taynan, Saiotti e Allan) e ao número de golos já especificados juntam-se ainda 10 assistências, prova de que Zicky, para além da questão individual também olha para o contexto de equipa, onde é fundamental no aparecimento dos alas enquanto segura a bola na posição de pivot.

41Jogos
41Golos Marcados
33Vitórias
3Empates
5Derrotas

Ao longo da temporada, Zicky fez várias vezes parte da 'Equipa da Semana', rubrica semanal do zerozero. A época foi claramente em crescendo e o 'boom' de Zicky deu-se mesmo nos play-off, ao marcar sete golos e ao fazer quatro assistências (três delas na primeira final contra o SC Braga). Marcou ainda presença, naturalmente, na 'Equipa do Ano' para o zerozero.

A época foi boa e os candidatos eram mais que muitos. Mas Zicky acaba por ser um dos nomes incontornáveis do tetracampeão Sporting. Os números provam-no, as exibições ainda mais e os treinadores da Liga Placard também não tiveram dúvidas.

Para que a proximidade e sinergia com os clubes seja cada vez maior, juntámos a todos os nossos parâmetros à opinião dos clubes: cada treinador dos 12 presentes da Liga Placard 23/24 tiveram oportunidade para dar 5, 3 e um ponto a três jogadores, não sendo permitido escolher jogadores da própria equipa. Esses votos permanecerão no anonimato e a contagem final coroou Zicky.

Pela primeira vez na história da I Divisão masculina uma equipa chegou aos quatro títulos consecutivos. O Sporting já tinha estado perto por duas vezes, o Benfica por uma. Mas nunca ninguém tinha passado do tri. O tão desejado tetra chegou esta época, 2023/24, pela mão de um Sporting que Nuno Dias continua a comandar como ninguém.

A este título, o Sporting juntou ainda, esta época, uma Taça da Liga, não conseguindo conquistar as finais de Supertaça (perdeu com o Benfica) e Taça de Portugal (perdeu com o SC Braga) e falhando na final four da Liga dos Campeões perante o FC Barcelona. Em todas estas provas, Zicky 'molhou a sopa' por 41 vezes e assistiu por 16 ocasiões. Há dúvidas sobre quem é o melhor pivot do mundo?

A votação completa dos treinadores
Posição Jogador Equipa Pontos
1 Zicky Sporting 29
2 Tomás Paçó Sporting 25
3 Robinho SC Braga 15
4 Allan Guilherme SC Braga 14
5 Alex Merlim Sporting 9
6 Bruno Pinto Leões Porto Salvo 6
7 Pany Varela Sporting 5
8 Arthur Benfica 3
9 Ygor Mota SC Braga 1
10 Dudu SC Braga 1

Ler artigo completo