Presidente da AF Porto quer academia concluída em dois anos

8 meses atrás 60

O dirigente sublinhou a importância da construção do recinto, que engloba três campos de futebol de 11 - dois sintéticos e um de relvado natural -, um de futebol de praia e outro para segmentos específicos, como o treino de guarda-redes e árbitros, bem como balneários e outras infraestruturas.

"Temos 10 seleções que andam de casa às costas, 1.000 árbitros que andam de casa às costas... Porque fazemos 1.200 jogos por semana e precisamos de mais e melhores árbitros. Precisamos de mais mulheres atletas e é neste local que tudo isso vai gravitar. Espero sinceramente que esta obra seja concluída no mais curto espaço de tempo, esperamos nós ser dois anos", expressou José Manuel Neves, em declarações aos jornalistas.

O espaço nascerá na Quinta da Prelada, situado na freguesia portuense de Ramalde, e será cedido parceladamente pela Santa Casa da Misericórdia e pela Câmara Municipal do Porto, representada na cerimónia pelo seu presidente, Rui Moreira, que sublinhou a necessidade de o município se reforçar nos equipamentos desportivos, face ao crescente número de clubes e praticantes.

"Nós assinalámos que uma falha muito grande que o Porto tinha, até comparado com municípios vizinhos como a Maia, era a falta de infraestruturas desportivas. Faltava a aposta no desporto e percebíamos que dependia muito do impulso dos grandes clubes, mas não havia equipamentos a nível de base, no futebol e noutras modalidades.[...] Esta academia vai colmatar uma carência que ainda hoje temos, numa cidade que gosta muito do desporto", reconheceu.

O projeto surge com apoio financeiro da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no âmbito do programa "Uma associação, Uma Academia", à semelhança do que já havia acontecido em Aveiro e Viseu, como explicou Fernando Gomes, presidente do organismo.

"A FPF, há cerca de cinco anos, criou um fundo de 10 milhões de euros para apoiar as associações que quisessem construir a sua academia, com participação a fundo perdido de 600 mil euros a cada. Duas já foram construídas: Aveiro e Viseu. Três estão a caminho: Porto, Guarda e Santarém. Em dezembro, deram entrada 11 projetos, de associações distritais, da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e do Sindicato dos Jogadores", congratulou.

Marcaram também presença na cerimónia outras figuras notáveis como João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto, António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, além de Jorge Nuno Pinto da Costa e Jorge Moreira, presidentes de FC Porto e Leixões, clubes fundadores da associação.Lusa/Fim

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo