Presidente da COP28 vai continuar a investir na produção de gás e petróleo

9 meses atrás 68

Al Jaber, chefe executivo da empresa nacional dos Emirados Estados Unidos de petróleo e gás, Adnoc, vai investir 150 mil milhões de dólares durante sete anos em petróleo e gás, um investimento que segundo Al Jaber vai manter os níveis de produção atuais.

O presidente da COP28, Sultan Al Jaber, declarou que a sua empresa vai continuar a investir na produção de gás e petróleo, apesar de coordenar um acordo global para lidar com a transição dos combustíveis fósseis, segundo o jornal ‘The Guardian’.

Al Jaber, chefe executivo da empresa nacional dos Emirados Estados Unidos de petróleo e gás, Adnoc, afirmou que a abordagem é simples e passa por “continuar a agir como uma responsável e fiável fornecedora de energia de baixo carbono, e o mundo vai precisar de barris de petróleo ao menor custo”.

A Adnoc planeia investir 150 mil milhões de dólares durante sete anos em petróleo e gás, um investimento que, segundo Al Jaber, vai manter os níveis de produção atuais.

“No fim do dia é a procura que vai decidir e ditar que tipo de fonte de energia vai ajudar a atingir as crescentes necessidades energéticas globais”, sublinhou.

Na sua opinião o mundo ainda vai precisar de uma pequena quantidade de combustível fóssil em 2050, mesmo quando atingir a ‘net zero’ de emissões, o que é necessário para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC.

Al Jaber refere que os seus planos de investimento são viáveis com este limite de 1,5ºC.” O mundo continua a precisar de petróleo e gás de baixo carbono e a preços baixos”. “Quando a procura parar, aí a história a é outra. O que precisamos de fazer agora é de descarbonizar o atual sistema de fornecimento de energia enquanto construímos um novo sistema”.

Ler artigo completo