Presidente da Fed de Mineápolis pede que se debata corte nos juros em setembro

1 mes atrás 24

Neel Kashkari assinala uma mudança no “equilíbrio de riscos”, tendo alertado para os “sinais preocupantes” deixados pelo mercado de trabalho. Nesse sentido, aponta ao corte nas taxas de juro em setembro como uma possibilidade a ter em consideração.

A Reserva Federal (Fed) ponderar baixar as taxas de juro já em setembro, de acordo com o presidente da Fed de Mineápolis, Neel Kashkari.

“O equilíbrio de riscos mudou, pelo que o debate sobre um possível corte dos juros em setembro é apropriado”, referiu, numa entrevista ao “The Wall Street Journal”, publicada esta segunda-feira.

Há mais de um ano que as taxas de juro do banco central norte-americano estão entre 5,25% e 5,50%. Kashkari, que não tem direito a votar este tipo de decisões, sugere que o tema seja colocado em cima da mesa na próxima reunião da Fed, agendada para 17 e 18 de setembro.

Será precisamente nesta última data que vai ser conhecida a decisão dos responsáveis da Fed.

O banqueiro reconhece os “sinais preocupantes” dados a conhecer pelo mercado de trabalho dos Estado Unidos da América, pelo que aponta a um eventual corte nos juros em setembro como uma medida que poderia ser de importância capital para as empresas.

De recordar que, no final de maio, o presidente da Fed de Mineápolis apontou à necessidade de se registarem “muitos mais meses de dados de inflação positivos antes de ter a confiança para reduzir as taxas de juro”.

Ler artigo completo