Presidente da República condecora Princesa das Astúrias na primeira visita oficial

2 meses atrás 98

Espanha

12 jul, 2024 - 12:49 • Inês Braga Sampaio

Primeira visita oficial de Leonor, herdeira ao trono de Espanha, passou pelo Mosteiro dos Jerónimos e pelo Palácio de Belém, na companhia de Marcelo Rebelo de Sousa. Veja as imagens.

A Princesa Leonor das Astúrias, filha mais velha do rei Filipe VI e da rainha Letizia, e herdeira ao trono de Espanha, foi condecorada pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, esta sexta-feira, na sua primeira visita oficial sozinha ao estrangeiro.

O primeiro momento da visita foi uma deslocação ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde depositou uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões.

Leonor foi, depois, recebida por Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, com honras militares e ao som dos hinos espanhol e português, antes de ser condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.


"É uma homenagem a vossa alteza, ao reino de Espanha, à nossa amizade, para sempre", declarou Marcelo, que ainda beijou a mão da princesa, que tem apenas 18 anos, mas está habilitada exercer como chefe de Estado de Espanha, caso seja necessário tomar o lugar do pai, desde que atingiu a maioridade, a 31 de outubro de 2023.

Leonor apresentou-se em Portugal vestida com um fato vermelho, a cor dominante das bandeiras espanhola e portuguesa. Chegou acompanhada do ministro dos Negócios Estrangeiros, da União Europeia e da Cooperação do Reino de Espanha, José Manuel Albares.

Foi o Presidente da República que estendeu o convite para a primeira visita oficial da Princesa Leonor a Portugal, sem os reis. É também a primeira visita oficial ao estrangeiro da herdeira ao trono espanhol.


Destaques V+

Ler artigo completo