Presidente do Irão continua desaparecido após "acidente". O que se sabe

4 meses atrás 85

O presidente do Irão, Ebrahim Raisi, continua desaparecido várias horas após ter sido relatado que o helicóptero onde seguia teve de fazer uma "aterragem forçada", depois de uma visita ao Azerbaijão. 

Posteriormente, a televisão estatal iraniana IRNA adiantou que "segundo informações não confirmadas, o helicóptero que transportava o presidente Raisi teve um acidente na província do Azerbaijão Oriental".

O incidente com o aparelho onde seguia Ebrahim Raisi ocorreu perto da cidade de Jolfa, a cerca de 600 km a noroeste da capital Teerão.

As buscas começaram a ser feitas inicialmente por 16 equipas de resgate. No entanto, segundo os serviços de emergência iranianos, há agora 40 equipas empenhadas. As buscas aéreas continuam a ser impossíveis devido ao mau tempo.

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, já se pronunciou sobre o incidente e pediu aos cidadãos para "rezarem pela saúde" dos passageiros.

"Esperamos que Deus Todo-Poderoso devolva o respeitado e honrado presidente e os seus companheiros aos braços da nação. Todos devem rezar pela saúde deste grupo de servidores", disse ele, citado pela BBC.

"O povo do Irão não deve preocupar-se, não haverá perturbações no trabalho do país", acrescentou.

Entre as outras autoridades a bordo do helicóptero encontrava-se o governador da província do Azerbaijão Oriental e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir Abdollahian.

Uma fonte iraniana disse à agência de notícias Reuters que foi estabelecido contacto com um passageiro e um tripulante "em várias ocasiões". "Sugere que pode haver sobreviventes e que talvez estejam muito perto do local do acidente, o que, mais uma vez, seria um momento de esperança", acrescentou.

Anteriormente, um alto funcionário do governo iraniano, que não quis ser identificado, adiantou que as vidas do presidente e do ministro dos Negócios Estrangeiros estavam "em risco na sequência da queda do helicóptero".

O comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarčič, anunciou que, "na sequência de um pedido de assistência do Irão", a União Europeia irá ativar o sistema de mapeamento Copernicus, "tendo em conta o acidente de helicóptero que alegadamente transportava o presidente do Irão e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros".

Upon Iranian request for assistance we are activating the 🇪🇺's @CopernicusEMS rapid response mapping service in view of to the helicopter accident reportedly carrying the President of #Iran and its foreign minister. #EUSolidarity

— Janez Lenarčič (@JanezLenarcic) May 19, 2024

Raisi tinha estado no Azerbaijão na manhã deste domingo para inaugurar uma barragem com o homólogo azeri, Ilham Aliyev, naquela que é a terceira barragem construída pelos dois países no rio Aras.

Pode ver, na galeria acima, imagens da operação de buscas.

Leia Também: Helicóptero que transportava presidente do Irão faz "aterragem forçada"

Ler artigo completo