Previdência Portuguesa lança projeto de Literacia Financeira dirigido a alunos do 1º ciclo

9 meses atrás 124

A prosperidade de uma sociedade depende, em larga medida, da riqueza dos indivíduos que a compõem, pelo que é fundamental apostar na literacia financeira dos mais jovens para que desenvolvam uma vida financeira saudável. Eis a tónica do novo projeto de A Previdência Portuguesa.

O exercício pleno da cidadania passa inequivocamente pela literacia financeira, pela capacidade de ler, perceber e analisar a condição financeira pessoal e como esta afeta o bem-estar material.

Desde 2008 que todo um novo léxico de “economês” entrou no quotidiano dos cidadãos portugueses, com o emergir da crise financeira e económica. Numerosos conceitos veiculados pelos media – como “défice orçamental”, “dívida pública ou soberana”, “taxas diretoras”, etc. –, e muitas vezes transformados em verdadeiros soundbites, passaram as integrar as conversas do dia a dia. Mas isso não significa que sejam inteligíveis para todos. E menos ainda o serão para os mais novos.

Razão pela qual A Previdência Portuguesa – Associação Mutualista, ciente do baixo nível de literacia financeira no país, decidiu lançar, a partir de 2024, um projeto de literacia financeira junto de escolas do 1º ciclo da zona Centro e de algumas IPSS que apoiam a infância e a juventude, através da proteção e integração social.

Se é crucial que desde cedo as crianças percebam a diferença entre “necessitar” e “querer”, não menos importante é aprenderem desde cedo os conceitos basilares para uma boa gestão do dinheiro, para perceberem de onde vem o dinheiro, o que é um orçamento ou o que significa poupar.

A Previdência Portuguesa pretende ter um papel ativo na promoção da literacia financeira, mais concretamente visando as crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, pois tem verificado que, em muitos casos, “as situações precárias das famílias são resultado da falta de literacia financeira”, explica João Carvalho, Diretor Comercial e de Marketing d’A Previdência Portuguesa, em comunicado.

Com este projeto, a Associação pretende “ir mais longe e apoiar o desenvolvimento da literacia financeira, que, sendo a base para a poupança, tem um alcance maior, e influencia diversos aspetos económico-financeiros da população em geral. A literacia financeira apoia as boas decisões, sem ela estamos mais propensos a cometer erros”, afirma o responsável.

A ideia nasceu no início de 2023, a par do objetivo de produzir um livro para os mais pequenos sobre a temática, reforçando o quão importante é ter, desde cedo, a consciência da importância de poupar. Para mais tendo presente os dados de um inquérito realizado pela Comissão Europeia, que conclui que apenas 11% da população portuguesa tem níveis elevados de literacia financeira, o que contrasta com a média europeia, que ascende aos 18%.

Prestes a celebrar 95 anos de vida, A Previdência Portuguesa ressalva que “sempre pautou a sua atuação pelos valores da solidariedade, igualdade, proteção, cidadania e inclusão social”.

Ler artigo completo