Primeiro curso de Territórios Inteligentes arranca em 2024

2 meses atrás 54

Formação surge através do protocolo assinado pelo o Instituto Nacional de Administração (INA), a NOVA Information Management School (NOVA IMS) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), tendo como objetivo uma gestão eficiente e sustentável dos territórios.

Vai ter início, ainda em 2024, o primeiro programa de formação em Territórios Inteligentes na Administração Pública, uma iniciativa que promovida pelo Instituto Nacional de Administração (INA), a NOVA Information Management School (NOVA IMS) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

O protocolo já foi assinado, sendo da responsabilidade do INA o processo de inscrições para este programa de formação que deverá ficar disponível em breve.

Este programa tem como objetivo capacitar os decisores, dirigentes e técnicos superiores da Administração Pública Central e Local com as mais avançadas estratégias e ferramentas para uma gestão eficiente e sustentável de territórios, com foco na digitalização, sustentabilidade e inovação.

Miguel Agrochão, vogal do Conselho Diretivo do INA, considera que “este é mais um passo fundamental para concretizar a visão de mobilizar a Administração Pública para o conhecimento. Trata-se de uma oferta diferenciada, com uma metodologia pedagógica altamente inovadora, escalável e acessível simultaneamente a toda a Administração Central e Local”.

Já Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS, refere que esta formação mostra uma “ambição de construirmos cidades e territórios inteligentes e sustentáveis, capazes de garantir qualidade de vida e bem-estar às pessoas, em linha com os objetivos do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Por sua vez, João Roque Fernandes, vogal do Conselho Diretivo da AMA acredita que “através deste programa de formação, disponível para toda a Administração Pública, será possível garantir as competências necessárias para contribuir para o sucesso da implementação da ENTI [Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes]”.

Ler artigo completo