Primeiro-ministro dos Países Baixos pede à Europa que “pare de reclamar sobre Trump”

7 meses atrás 59

Aquele que é apontado como o próximo secretário-geral da NATO lança um apelo aos países europeus para se concentrarem em ajudar a Ucrânia. “Todas as lamentações e reclamações sobre Trump. Vamos parar de fazer isso”, referiu Mark Rutte durante aa Conferência de Segurança de Munique.

O ainda primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte pede à Europa que pare de reclamar sobre Donald Trump e que se concentre no que pode fazer para ajudar a Ucrânia. “Todas as lamentações e reclamações sobre Trump. Vamos parar de fazer isso”, referiu Mark Rutte durante a Conferência de Segurança de Munique, citado pela “Reuters”.

Aquele que é apontado como o próximo secretário-geral da NATO acrescentou que as decisões e considerações eleitorais sobre Donald Trump são da responsabilidade dos cidadãos norte-americanos.

“Não sou americano, não posso votar nos EUA”, realçou Mark Rutte, que anunciou inesperadamente a sua saída da política neerlandesa em julho de 2023.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, está no cargo desde 2014 e deverá deixar a pasta em outubro de 2024. O seu mandato foi prolongado pela quarta vez em julho, quando os 31 membros da NATO optaram por ficar com um líder experiente em vez de tentarem chegar a um acordo sobre um sucessor.

Antes de a NATO decidir ficar com Jens Stoltenberg, diplomatas disseram que Mark Rutte será um forte candidato para ocupar o seu cargo, embora o primeiro-ministro dos Paises Baixos tenha salientado que não estava disponível nessa altura.

Ler artigo completo