Primeiro-ministro polaco convoca eleições locais (para 7 e 21 de abril)

8 meses atrás 65

"Hoje decidi emitir um decreto legislativo. Vou enviá-lo formalmente à Comissão Nacional Eleitoral juntamente com o calendário, mas a decisão está tomada: as eleições locais vão celebrar-se nos dias 07 e 21 de abril", indicou Tusk em conferência de imprensa, citado pela agência noticiosa PAP.

Desde 2018 que as eleições locais decorrem de cinco em cinco anos na Polónia.

O Presidente Duda, aliado do anterior Governo polaco liderado pelo ultraconservador Partido Lei e Justiça (PiS), atualmente na oposição na sequência das legislativas de outubro passado, decidiu ampliar em setembro de 2022 o mandato dos governos locais até 30 de abril de 2024 para ajustar o calendário das eleições.

Na ocasião, Duda argumentou que a medida se destinava a separar as datas das eleições legislativas e locais, para que não coincidissem no outono de 2023.

O eleitorado vai eleger os representantes dos parlamentos das províncias polacas, e ainda presidentes de municípios e representantes locais.

A convocatória ocorre após Duda ter rejeitado hoje o fim do mandato do Procurador-Geral do país, Dariusz Barski, designado pelo antecessor de Tusk, o ex-primeiro-ministro e dirigente do PiS Mateusz Morawiecki.

Leia Também: Presidente e primeiro-ministro da Polónia geram crise política

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo