Prisão forçada a fechar mais de 180 celas após detetar gás radiativo

6 meses atrás 55

A prisão HMP Dartmoor, no Reino Unido, foi forçada a fechar dezenas de celas e transferir quase 200 detidos depois de gás radioativo ser detectado no local.

Segundo a Sky News, uma presença elevada de radão – um gás inodoro e incolor – foi recentemente identificada na prisão masculina de Devon.

Entre novembro e fevereiro, avança o mesmo meio, 184 celas foram fechadas.

No mesmo período até fevereiro, 194 detentos foram retirados da prisão por causa da contaminação.
 
"Vários prisioneiros foram realocados como medida de precaução depois de testes de rotina revelarem níveis de radão acima do normal", revelou um porta-voz do serviço prisional.

A mudança de detidos foi uma "medida temporária" enquanto se tenta "reduzir permanentemente" os níveis de radão no estabelecimento da Categoria C para garantir que não existem problemas de segurança.

O que é o radão e de onde vem?

O radão é formado pela decomposição radioativa de pequenas quantidades de urânio que ocorrem naturalmente em todas as rochas e solos e só pode ser detetado com instrumentos especiais.

Os elementos radioativos podem ser inalados e continuam dentro do corpo, emitindo radiação. É responsável por cerca de 1.000 mortes por cancro de pulmão por ano.

Embora o gás esteja por toda parte, os níveis são baixos, assim como o risco que representa para a saúde - no entanto, acredita-se que ocorra com mais frequência em áreas com altas concentrações de granito, como Dartmoor.

Leia Também: Inglaterra. Mulher ferida após ser atacada por cão em cemitério

Ler artigo completo