Processadores AMD Zen 5 entram em produção no fim do verão

7 meses atrás 62

A AMD está a preparar a arquitetura que vai seguir a os chips bem sucedidos Zen 4 e Zen 4c. Apesar de não haver confirmações oficiais sobre características técnicas, espera-se que estes chips tenham um desempenho superior e que sejam capazes de satisfazer mesmo os entusiastas dos videojogos. Um novo rumor agora aponta que o final de verão será a altura em que estes componentes começam a ser produzidos em massa.

Um artigo no UDN refere que “o chip de computação com núcleo mais crítico é produzido pela TSMC utilizando o método de 3 nanómetros”, algo que a PC Gamer explica poder ser um erro de tradução, já que os rumores apontam que a AMD vai usar o processo de quatro nanómetros para a geração Zen 5. A explicação deste órgão de comunicação, não confirmada pela AMD recorde-se, é que vai ser usada a linha de produção de 3 nm, conhecida por N3, para o fabrico dos chips Zen 5c. Estes serão destinados aos servidores, com um tamanho compacto que limita a velocidade de relógio máxima e terão o máximo de núcleos e threads possível.

O nódulo de produção N4 da TSMC foi usado com sucesso nos chips gráficos Ada Lovelace da Nvidia , pelo que a expetativa de ser usada para a Zen 5 deixa a comunidade muito entusiasmada com o potencial destes processadores. Outra notícia positiva para os consumidores: com a chegada da Zen 5, é expectável uma redução de preço dos chips Ryzen 7000 da série quatro.

Ler artigo completo