Procura por carros elétricos sobe 68% em janeiro

7 meses atrás 58

Os veículos a diesel são os mais procurados (57%), a procura por SUV foi a que mais subiu com 21%, e a BMW foi a marca mais procurada (13%), em janeiro, dizem os dados do Standvirtual.

A procura por carros elétricos subiu 68%, em janeiro, face ao período homólogo, e os elétricos premium tiveram um crescimento de 61%, indicam os dados do Standvirtual. Na oferta a maior subida foi para os elétricos (+80%) e os elétricos premium aumentaram 77%.

“A oferta de carros a gasolina cresce (+22%) face ao mesmo mês do ano anterior. A procura aumenta ligeiramente nos automóveis a gasolina (+2%) em relação ao período homólogo. Os carros a diesel tiveram uma diminuição da oferta e da procura (-1% e -9%)”, referiu o Standvirtual.

Os carros elétricos, híbridos a gasolina e híbridos a diesel representaram cerca de 14% da procura e cerca de 12% da oferta, em janeiro.

“Diesel (57%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas. Em janeiro, os veículos a gasolina são a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (cerca de 32%) do que procura. Nas restantes, a procura é igual ou inferior à oferta”, explicou o Standvirtual.

Procura por veículos acima de 30 mil euros aumentou

Por preços, verificou-se um aumento na procura de 9% e de 8% em veículos acima de 30 mil euros e entre 15 mil e os 30 mil euros. Os veículos abaixo de 15 mil euros tiveram uma quebra de 7%, em janeiro, face ao período homólogo.

“A oferta aumenta nos veículos acima de 30 mil euros (+24%), nos veículos de 15 mil a 30 mil euros aumentou 10% e nos veículos abaixo de 15 mil euros subiu (+6%), em relação a novembro passado. A categoria dos 10 mil euros aos 25 mil euros continua a registar o maior número de visualizações em janeiro (37%) e de anúncios (55%)”, salientou o Standvirtual.

Por ano de matrícula, a procura cresceu nos carros de um a três anos (+22%), nos veículos até um ano (+11%), nos veículos de cinco a 10 anos (+5%) e nos automóveis entre três a cinco anos (+3%), em janeiro, face ao ano anterior.

“A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2023 nos veículos de todos os intervalos de idade, exceto nos automóveis de 3 a 5 anos (-8%) e nos carros entre 10 a 15 anos (-1%). Carros com matrícula entre 2017 e 2018 são os mais visualizados em janeiro (cerca de 9,5%), seguidos dos carros matriculados em 2020 e 2021 (cerca de 7,5%)”, sublinhou o Standvirtual.

Procura por SUV é que a mais sobe

Por segmentos, houve um crescimento de 21% na procura por SUV, nos citadinos (+9%), nos cabrio e sedan (cerca de +3% em ambos os segmentos), em janeiro face ao período homólogo.

“Nos restantes segmentos a procura estabiliza ou desce, sobretudo nos pequenos citadinos (-52%). Já a oferta aumenta particularmente nos SUV (+34%) e nos citadinos (+16%). SUV (23%), carrinhas (18%), citadinos e utilitários (16% em ambos) são os segmentos mais procurados em janeiro. A oferta é maior e supera a procura nas categorias de SUV (26%) e utilitários (18%)”, salientou o Standvirtual.

BMW é a marca mais procurada

Por marcas as mais procuradas, em janeiro, foram: BMW (13,2%), Mercedes-Benz (12,8%), Peugeot (7,7%). Entre as marcas mais anunciadas estiveram: Mercedes-Benz (11,8%), a BMW (10,7%) Peugeot (9,9%).

“Os carros mais procurados em janeiro, por intervalo de preços, foram o Renault Megane Break na categoria abaixo dos cinco mil euros; o BMW Serie 1 nas categorias dos cinco aos 10 mil euros e dos 10 mil aos 25 mil euros; o Tesla Model 3 dos 25 mil aos 40 mil euros; e o Mercedes-Benz Classe C na categoria acima dos 40 mil euros. Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o Hyundai Kauai, em janeiro”, disse o Standvirtual.

“Em janeiro, a oferta de veículos usados mantém-se positiva em comparação com o ano anterior e apesar de a dinâmica de mercado ser ainda negativa verifica-se uma constante recuperação no mercado de usados. Nesse sentido, foi possível perceber também que ao longo deste mês a procura incidiu sobretudo na região do Alentejo, local em que a oferta é igualmente superior às outras zonas do país. Por outro lado, a nível de combustível continua a ser visível a preferência dos consumidores por automóveis eletrificados, particularmente carros usados com três a cinco anos”, disse o diretor-geral do Standvirtual, Nuno Castel-Branco.

Ler artigo completo