Produção industrial no Reino Unido sobe 0,5% em agosto

2 horas atrás 12

O crescimento registado está acima do que era esperado, o que é considerado um indicador positivo – no quadro das dificuldades que o país está a passar. Novo primeiro-ministro quer reaproximação à União Europeia.

A produção industrial do Reino Unido avançou 0,5% em agosto face ao anterior mês de julho, segundo dados publicados esta sexta-feira pelo ONS, o gabinete de estatísticas do país. O resultado está acima do esperado pelos analistas, que previam uma alta de apenas 0,2%.

Na comparação anual, a produção industrial britânica teve uma queda de 1,6% em agosto. Neste caso, a expectativa era de recuo de 1,1%. Já a produção manufatureira do Reino Unido subiu 1,1% em agosto face julho e registou uma queda de 0,3% em relação ao ano anterior.

Para todos os efeitos, os sinais contraditórios que se verificam ao nível dos vários indicadores aponta para que a economia do Reino Unido continua a passar por um período conturbado. O novo primeiro-ministro, o trabalhista Keir Starmer, tem encontrado dificuldades inesperadas para fazer regressar a economia ao crescimento.

O atual governo está a tentar relançar as relações internacionais – num contexto em que a reaproximação à União Europeia pode ser uma das chaves do sucesso. Mas, para isso, Starmer terá que ultrapassar as reservas que os chamados ‘brexiters’ têm colocado à eventual reaproximação dos dois mercados.

Ler artigo completo