Produção na construção sobe 2% em julho

3 semanas atrás 43

Houve um abrandamento em relação ao ano passado. Por outro lado, os índices de emprego e de remunerações aceleraram no sétimo mês do ano.

O sector das obras conseguiu ser mais produtivo no meio do verão desde ano, em comparação com 2023, embora tenha havido um abrandamento. O índice de produção na construção aumentou 2% em julho, o que corresponde a menos 0,6 pontos percentuais (p.p.) do que em junho e a um crescimento de 2% em termos homólogos.

As percentagens foram divulgadas esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostra ainda que a  construção de edifícios aumentou 2,4%, também menos 0,6 p.p. do que no mês anterior, enquanto a engenharia civil abrandou do crescimento de 1,8% em junho para o crescimento de 1,4% no sétimo mês do ano.

Por outro lado, o INE conclui que os índices de emprego e de remunerações aceleraram 0,2 p.p. e 1,6 p.p., para variações homólogas de 2,2% e 10,1%, respetivamente. “A variação mensal do índice de emprego foi 0,4% (0,2% em julho de 2023), enquanto a das remunerações se situou em 4,2% (2,7% no mesmo mês de 2023)”, detalha o relatório do organismo de estatística português, publicado esta manhã.

Ler artigo completo