Professor espanhol acusado de convidar alunos a consumir "drogas pesadas"

5 meses atrás 49

A reitoria da Universidade de Sevilha, em Espanha, está a investigar um professor da Faculdade de Geografia e História após os alunos o terem acusado de os convidar a consumir "drogas pesadas", de ter "sexualizado várias estudantes" e de ter "ameaçado retaliar com acusações de plágio" quem o denunciasse.

O caso foi denunciado pelos próprios alunos, que divulgaram um panfleto na instituição e nas redes sociais sobre as ilegalidades cometidas pelo professor.

"Sexualiza as alunas e suspende a aula enquanto consome cocaína. Acontece na Universidade de Sevilha e ninguém faz nada", denunciaram.

O professor foi ainda acusado de ter "dado as classificações da disciplina de forma completamente arbitrária", de ter "convidado os alunos a consumir drogas pesadas", de ter "tratado de forma vexatória os alunos" e, por fim, de ter "ameaçado retaliar com acusações falsas de plágio contra certos alunos que protestaram".

@unisevilla esto es muy grave.
Deseamos y esperamos que hagan lo necesario para proteger a las alumnas y acabar con esta situación.
¿O vamos a hacer como en otras ocasiones, silenciar, ocultar y negar?
Rogamos visibilidad porque es muy importante. https://t.co/LOG2TIlEXU

— Oficina Española de Integridad en Investigación (@OIntegridadEsp) April 9, 2024

Em resposta ao jornal ElDiario.es, a Universidade de Sevilha argumentou que "tem conhecimento desta denúncia e iniciou uma investigação para esclarecer a veracidade dos factos".

"De acordo com os regulamentos aplicáveis, esta investigação está a ser realizada com o devido respeito pelos direitos das pessoas envolvidas e afetadas e será processada o mais rapidamente possível, em conformidade com a lei", assegurou a universidade. 

Os alunos, por seu lado, convocaram uma reunião de emergência para a próxima sexta-feira devido ao incidente, que classificaram como um "escândalo".

Leia Também: Polícias salvam menino engasgado com doce numa procissão em Sevilha

Ler artigo completo