Professores? "Nós propomos arecuperação integral do tempo de serviço"

3 meses atrás 42

O líder da Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, afirmou, este sábado, que o partido quer "construir um país mais rico" que "dá mais oportunidades", destacando, entre outras questões, a falta de estabilidade da escola pública.

"Nós estamos aqui para construir um país mais rico, para construir um país que dá mais oportunidade aos seus filhos. Temos, não só a esperança, mas a confiança, a ambição de que há muito potencial na nossa sociedade", começa assim Montenegro o seu discurso num comício do partido, que decorre em Penafiel, horas antes de se defrontar com Paulo Raimundo, do PCP, num debate televisivo na noite deste sábado.

Elencando os vários problemas do país - a saúde, a situação "gravíssima" da habitação e os rendimentos dos portugueses - o social-democrata destaca que o "estado de espírito só pode ser de frustração".

"Que sociedade estamos a construir se os nossos filhos não têm na escola pública a garantia de que vão conseguir uma oportunidade? Se não vão para a escola com a garantia de ter professor ou vão ter a aprendizagem perdida lá atrás recuperada? Por isso, nós propomos valorizar a carreira dos professores e a recuperação integral do seu tempo de serviço", evidencia Montenegro, acrescentando que é uma forma de "atrair mais docentes para a escola pública e dar resposta aos alunos".

Montenegro afirma que "para haver qualidade tem de haver exigência" e que, apesar da pandemia ter trazido "uma diminuição dos resultados [escolares]", a "diminuição portuguesa superou a média da OCDE", o que significa que "não fomos capazes na nossa escola pública de dar a resposta que o momento e as circunstâncias necessitavam".

Segundo o líder da AD, "pela primeira vez em muitos anos, a taxa de abandono escolar precoce aumentou em Portugal", depois de muitos anos com uma tendência decrescente.

"É preciso investir na escola pública, nos professores e nos alunos. Dar-lhes efetiva igualdade de oportunidades. A sociedade só é justa e só vai ser próspera se garantir na escola igualdade de oportunidades para todos", afirmou, concluindo que a AD quer garantir também o "acesso universal e gratuito às creches e ao pré-escolar".

Leia Também: "Somos social-democratas". Montenegro vinca compromisso social da AD

Ler artigo completo