Programa ‘Morar Melhor’ reabilita três bairros municipais de Lisboa

1 semana atrás 36

Programa criado em parceria pela Gebalis e a Câmara Municipal de Lisboa é o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER) e inclui intervenções de fundo em 478 edifícios, impactando 8.614 frações, e reabilitação direta de 1.545 fogos habitacionais.

A cidade de Lisboa vai ver reabilitados mais três municipais através do programa ”Morar Melhor’, criado pela parceria entre a Gebalis e a Câmara Municipal de Lisboa (CML). Desta feita os bairros em causa serão da Avenida de Berlim, Quinta dos Ourives e Boavista, num total de 25 lotes.

Os objetivos destas reabilitações passam por “promover o aumento das condições térmicas dos edifícios, de segurança, das condições de habitabilidade e do tempo de conservação dos lotes. Para tal, serão intervencionadas as coberturas e beirais, portas, fachadas dos lotes, caixilharias, além da requalificação de espaços interiores comuns e exteriores”, informa a Gebalis em comunicado.

Localizado na freguesia dos Olivais, o bairro da Avenida de Berlim terá seis lotes reabilitados, correspondentes a 87 frações obras de reabilitação em seis lotes, num investimento ligeiramente acima do um milhão de euros, numa intervenção, que se prevê concluída no primeiro trimestre de 2025.

Já o bairro dos Ourives, na freguesia do Beato, será alvo da reabilitação de cinco lotes, com 104 fogos habitacionais, num investimento 1,1 milhões de euros e cuja obra deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano.

O maior investimento está reservado para o bairro da Boavista, localizado na freguesia de Benfica, no valor de 2,5 milhões de euros e com conclusão prevista para o segundo trimestre de 2025, que vai incluir 14 lotes, com impacto em 168 fogos habitacionais.

Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o Programa ‘Morar Melhor’ inclui intervenções de fundo em 478 edifícios, impactando 8.614 frações, e reabilitação direta de 1.545 fogos habitacionais. As próximas empreitadas, que deverão começar durante o Verão, terão lugar no Bairro Casalinho da Ajuda, Bairro Alta de Lisboa – PER 3, Bairro Alta de Lisboa – PER 4, Bairro Alto da Faia, Bairro Padre Cruz e Bairro Carlos Botelho.

Ler artigo completo