Programa pre-IPO da Euronext arranca hoje em Portugal com sete empresas portuguesas

7 meses atrás 80

As sete empresas portuguesas que integram o programa em 2024, provém de sectores como Tecnologias da Informação, Comunicação, Fintech, Medtech, e Materiais de Construção. 

O IPOready, uma plataforma digital dedicada, onde os participantes podem ligar-se a outros participantes, formadores, e especialistas da rede Euronext, bem como aceder a conteúdo educacional exclusivo, foi hoje lançada.

O programa arranca hoje, sexta-feira, 26 de Janeiro, em Portugal, com sete empresas Portuguesas que representam setores como Tecnologias da Informação, Comunicação, Fintech, Medtech, e Materiais de Construção.

A Bring Global Services, Digidelta International, Doutor Finanças, IMP Diagnostics, INOVA+ Innovation Services, Ophiomics, e outra empresa que prefere manter o anonimato, compõem o grupo que, ao longo de seis meses, vai ter acompanhamento personalizado pela Euronext e parceiros especialistas em Portugal: CaixaBank BPI (banca), CV&A (comunicação), PWC (consultoria), e MLGTS (serviços jurídicos). “A Campus do final deste ano letivo decorrerá em Junho, em Portugal, e reunirá todos os participantes e parceiros, em dois dias de formação e partilha de experiências”, detalha a Eurnoext que anunciou esta semana o lançamento da edição de 2024 do programa IPOready que conta com 160 empresas com origem em 15 países europeus (Bélgica, Bulgária, Estónia, França, Alemanha, Itália, Letónia, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suíça e Reino Unido).

Os participantes Portugueses geram, em média, 21 milhões de euros em receitas anuais e empregam uma média de 144 funcionários.
Estas empresas angariaram uma média de 1,1 milhões de euros em financiamento de capital próprio desde a sua criação.
“No total, mais de 50 alumni Portugueses participaram nas oito edições anteriores dos programas pré-IPO da Euronext, tendo resultando em um IPO (Raize em 2018)”, refere a Euronext.

Durante seis meses estas 160 empresas de 15 países vão aprender os requisitos para serem cotadas. O IPOready apoia as empresas que considerem uma Oferta Pública Inicial (IPO) num mercado Euronext nos próximos anos, fornecendo aos executivos as ferramentas e conhecimentos necessários para alcançar um IPO bem-sucedido.

O grupo  é maioritariamente constituído por tecnológicas.

“Para esta edição de 2024, que é a maior e a mais diversa desde o seu lançamento, a Euronext introduziu uma nova colaboração académica com o INSEAD, líder global em educação executiva, que enriquecerá o programa com ferramentas de gestão para os executivos liderarem, com sucesso, as empresas que gerem, ao longo do processo de IPO”, avança a Euronext.

“A partir de agora, o IPOready tem uma plataforma digital dedicada, onde os participantes podem ligar-se a outros participantes, formadores, e especialistas da extensa rede Euronext, bem como aceder a conteúdo educacional exclusivo. O programa é acompanhado por 80 instituições especialistas, com atividade em cada país (em áreas como comunicação, serviços jurídico, consultoria, e banca)”, acrescenta.

O IPOready atua agora como o programa único pré-IPO da Euronext, unindo os antigos programas TechShare, GoPublic, IPOready, e FamilyShare sob a mesma estrutura e marca, com o objetivo de aumentar a sua visibilidade e impacto, detalha a Bolsa de Lisboa.

O IPOready na Europa
A maioria das empresas que participam no IPOready em 2024 são empresas tecnológicas:, sendo que 46% provém das áreas tecnologia, media e telecomunicações (TMT), 16% do sector CleanTech, e 16% HealthTech; as indústrias mais tradicionais representam 21% do conjunto de empresas.

“Os participantes desta edição geram, em média, 132 milhões de euros em receitas anuais e empregam uma média de 423 funcionários. Os participantes angariaram uma média de 84 milhões de euros em financiamento de capital próprio desde a sua criação.
No total, mais de 920 alumni participaram nas oito edições anteriores dos programas pré-IPO da Euronext, tendo resultando em 28 IPOs, incluindo três em 2023: Florentaise (Paris), QEV (Amesterdão) e Yakkyo (Milão)”, revela o comunicado.

Para além da sessão de arranque do programa a ter lugar hoje na Euronext, “as sessões decorrentes da colaboração académica com o INSEAD, e o Campus internacional em Junho (a ter lugar em Lisboa), estão também agendados workshops com a Euronext e com os parceiros especialistas, a decorrer até Junho”, revela a plataforma que gere a bolsa de Lisboa.

As principais etapas e marcos no processo de IPO estão a cargo da CaixaBank BPI; a comunicação corporativa de uma empresa cotada a cargo da Cunha Vaz (CV&A); as opções estratégicas de crescimento: equity story, criação de valor (dado pela PwC); as implicações legais da admissão em bolsa e de se tornar uma empresa cotada: governo da sociedade, aspectos legais, e reporte (a cargo dos advogados da MLGTS); e o mercado de capitais: um ecosistema que se encaixa (a cargo da Euronext).

O programa IPOready da Euronext apoiou mais de 920 empresas desde a sua criação em 2015.

Ler artigo completo