Project Izanagi: Fundador da Softbank procura 100 mil milhões para rivalizar com a Nvidia na IA

7 meses atrás 74

A nova iniciativa do Softbank Group pode passar por uma fabricante de processadores que produza chips para sistemas Inteligência Artificial generalistas (AGI na sigla em inglês), com o fundador Masayoshi Son a querer contribuir para o futuro onde as máquinas sejam mais inteligentes que o Homem. Son está a tentar angariar cem mil milhões de dólares (92,8 mil milhões de euros ao câmbio atual) para construir uma empresa que possa vir complementar a Arm Holdings, que já desenha arquiteturas de chips.

Os planos de coexistência entre estas duas empresas e se o Project Izanagi, como é conhecido, vai desenvolver chips seguindo a arquiteutra tradicional de chips da Arm são elementos para já desconhecidos. Izanagi é o nome do deus japonês responsável pela criação e pela vida, o que reflete bem a visão ambiciosa deste projeto.

A Nvidia, com mais de 16 anos de experiência e uma posição de liderança na área dos processadores especializados para Inteligência Artificial, não deve dar o flanco e não vai querer perder fatias do mercado nos quais tem visto a sua capitalização subir em flecha, lembra o Tom’s Hardware.

Em termos de capital, Son prevê investir 30 mil milhões da Softbank e recolher os restants 70 mil milhões de dólares previsivelmente junto de investidores e instituições do Médio Oriente. Apesar de haver discussões em curso entre Son e Sam Altman, da Open AI, esta nova empresa será independente dessa colaboração.

O fundador da Softbank é um entusiasta da AGI e enfatizou o potencial transformativo da tecnologia em diversas ocasiões: “A AGI é o que todos os peritos da IA estão a perseguir. Mas quando lhes perguntamos por uma definição detalhada, um número, um prazo, quanta computação é necessária, quão mais inteligente a AGI é, a maior parte não tem qualquer resposta (…) Eu tenho a minha resposta: estou convicto de que a AGI vai ser real em 10 anos”.

O interesse de Son pode representar um apoio importante para a evolução deste setor, mas o fundador da Softbank também é conhecido pelas mudanças repentinas de ideias, pelo que teremos de aguardar para conferir os próximos desenvolvimentos.

Ler artigo completo