Projeto Elo chega ao fim com espetáculo no Coliseu do Porto

3 meses atrás 58

Cultura

Ao fim de nove meses de gestação, o projeto social e inclusivo termina com um espetáculo no Coliseu do Porto. Reclusos da Cadeia de Custóias, alunos da Escola Pero Vaz de Caminha, jovens institucionalizados e pessoas com deficiência trabalharam sobre as memórias de várias pessoas que doaram histórias sobre os Clérigos e o Coliseu do Porto.

À mesma hora que Portugal entrava em campo, para o primeiro jogo da Seleção no Europeu de futebol, subia ao palco principal do Coliseu do Porto um espetáculo especial: o projeto Elo - que a SIC acompanhou desde o início - juntou 70 pessoas de várias idades, circunstâncias pessoais e vivências diferentes.

Durante nove meses, debruçaram-se sobre as memórias de mais de 200 doadores de histórias sobre os Clérigos e o Coliseu do Porto, episódios que, depois, foram trabalhados por grupo de música, dança e teatro.

Aos reclusos da Unidade Livre de Drogas do Estabelecimento Prisional do Porto juntaram-se guardas prisionais, professoras e técnica das cadeia e com os alunos, funcionários e professoras da Pero Vaz de Caminha, uma escola TEIP do Porto, foram responsáveis pela banda sonora do espetáculo, sob orientação de António Serginho (dos Retimbrar).

O grupo de Dança, orientado pela professora Eliana Campos, incluiu pessoas com deficiência e do grupo de Teatro – que trabalhou sob orientação do ator Pedro Lamares – fizeram parte pessoas de todas as idades, incluindo jovens institucionalizados.

A iniciativa, dinamizada pelo Coliseu do Porto contou com o apoio da Irmandade dos Clérigos, que já defendeu a continuidade e, até, alargamento do projeto.

Ler artigo completo