“Proposta do Orçamento do Estado para 2025 está fechada”, diz Luís Montenegro

2 horas atrás 18

Longo processo de negociação “chegou ao seu final” a dois dias da apresentação do documento aos parlamentares, diz o primeiro-ministro em entrevista à SIC.

O primeiro-ministro anunciou esta noite, em entrevista à SIC, que a proposta do Orçamento do Estado para 2025 “está fechada”.

Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos estiveram “em contacto durante estes dias, tentando fazer a aproximação possível” no que distingue as visões que ditaram o impasse das últimas semanas, nomeadamente nas questões do IRS Jovem e IRC.

Nas palavras do governante, o longo processo de negociação “chegou ao seu final”, a dois dias da apresentação do documento aos parlamentares.

“O Conselho de Ministros vai reunir amanhã para aprovar a proposta final. O OE que vamos entregar contempla todas as bases da negociação que fizemos com o PS”, continuou.

“A proposta está fechada. Não posso anunciar se há um acordo ou um desacordo”.

Aproveitou para lembrar que o documento se “inspira no ímpeto transformador” do Executivo que lidera. “Tem a consagração das suas políticas, mas incorpora os contributos que o PS ofereceu”, continuou.

“O PS ja tinha influenciado o OE para 2025 antes; há vários domínios onde as suas propostas foram acolhidas”, como a abolição dos pagamentos nas autoestradas. Mas isso não se traduzirá, necessariamente, numa “adesão ao documento” por parte dos socialistas. “E também não significa que o Governo se tenha afastado do seu programa. A começar pelo IRC”, assegurou.

Ler artigo completo