Propostas de restrições tecnológicas a investimento na China? EUA avisam

3 meses atrás 101

Washington procura evitar a exploração dos investimentos dos Estados Unidos no estrangeiro por "países de interesse" que procuram desenvolver tecnologias ou produtos sensíveis que sejam críticos para a próxima geração de capacidades militares, de informações, de vigilância ou cibernéticas e que representem riscos para a segurança nacional.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, identificou a República Popular da China, juntamente com a Região Administrativa Especial de Hong Kong e a Região Administrativa Especial de Macau como preocupantes.

A este respeito, o secretário do Tesouro é especificamente orientado para emitir regulamentos para proibir os norte-americanos de se envolverem em transações que envolvam certas tecnologias e produtos, tais como semicondutores e microeletrónica, tecnologias de informação quântica, e inteligência artificial, que representam uma ameaça particularmente grave à segurança nacional.

São também obrigados a notificar o Tesouro sobre outras transações envolvendo certas tecnologias e produtos que possam contribuir para a ameaça à segurança nacional do país.

O Departamento do Tesouro manterá aberto o período de consulta sobre a norma até 04 de agosto e convida os interessados ??a enviarem seus comentários sobre todos os aspetos da proposta.

"O Presidente Biden e a secretária Yellen estão empenhados em tomar medidas claras e específicas para evitar que o avanço de tecnologias-chave, como a inteligência artificial, por países preocupantes, ameace a segurança nacional dos Estados Unidos", disse o subsecretário do Tesouro para Segurança de Investimentos. Paulo Rosen.

Leia Também: Nova Iorque passa a restringir algoritmo de redes sociais a menores

Ler artigo completo