Proteção Civil da Madeira alerta para perigo de incêndio

2 meses atrás 40

Em comunicado, o SRPC recomenda, face aos avisos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural", pedindo que sejam evitadas "a realização de fogueiras para recreio, lazer ou confeção de alimentos", bem como a utilização de "equipamentos de queima e de combustão".

O SRCP recomenda igualmente aos cidadãos que não queimem "matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração".

Fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que o circundem também deve ser evitado, refere o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira.

As regiões montanhosas da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido ao tempo quente, a vigorar até às 18:00 de quinta-feira, passando depois para amarelo até às 18:00 de sexta-feira, de acordo com o IPMA.

As costas norte e sul da Madeira, bem como o Porto Santo, estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente até às 18:00 de sexta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na nota, o SRCP indica que, "associado a uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África e aos efeitos de subsidência do ar em região anticiclónica, prevê-se para o arquipélago da Madeira tempo quente e seco, em especial nas regiões montanhosas, até quinta-feira".

Nas regiões costeiras da ilha da Madeira e em Porto Santo, a temperatura máxima deverá variar entre 27 e 29 e a mínima entre 20 e 22 graus centígrados, enquanto nas regiões montanhosas a temperatura máxima poderá chegar aos 30 graus e a mínima deverá variar entre 18 e 20 graus.

"Estes valores deverão ser acompanhados de humidade relativa do ar baixa, temporariamente inferior a 30%", refere ainda a Proteção Civil com base nas previsões do IPMA, acrescentando que o vento soprará "de norte ou nordeste, em geral fraco a moderado (até 30 km/h), com rajadas que poderão chegar a 60 km/h nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da Madeira".

Leia Também: Fogos em Leiria e na Batalha em resolução e vigilância

Ler artigo completo