Provas da Aferição passam a realizar-se no 4º e 6º ano

2 meses atrás 78

Além do regresso aos 4º e 6º anos de escolaridade, as avaliações passam a chamar-se Provas de Monitorização de Aprendizagem.

As Provas de Aferição do ensino básico vão sofrer algumas mudanças. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Alexandre, estas provas de conhecimento vão regressar aos 4º e 6º anos de escolaridade, em vez de serem realizadas nos 2º, 5º e 8º anos.

Entre as novidades apresentadas pela tutela da Educação está ainda o facto destas deixarem de ser chamadas de Provas de Aferição para passarem a Provas de Monitorização de Aprendizagem. Serão ainda realizadas em formato digital. Além da avaliação das disciplinas de português e matemática, o Governo vai implementar provas a uma disciplina rotativa a cada três anos, uma medida já prevista no Programa do Governo.

Fernando Alexandre evidencia que a avaliação externa é “fundamental para podermos monitorizar e acompanhar a qualidade e evolução das aprendizagens”. O governante sustentou que as atuais provas “não têm consequências e não são levadas com a seriedade que deviam ser”.

Ler artigo completo