PS destaca aposta da República em cabo submarino entre Madeira, Continente e Açores

6 meses atrás 76

O PS considera que se trata de uma “aposta determinante” na área das comunicações mas também no desenvolvimento digital e tecnológico.

O PS Madeira destacou a aposta feita pelo Governo da República na renovação do cabo submarino que liga a Madeira ao Continente e aos Açores (anel CAM), que foi feita na passada quarta-feira. Os socialistas consideram que se trata de uma “aposta determinante” na área das comunicações mas também no desenvolvimento digital e tecnológico.

“O anel de fibra ótica permitirá assegurar que a nossa Região estará capacitada para o futuro digital, estará preparada para receber mais investimento dos setores digitais e tecnológicos, pois o anel CAM garantirá as condições e os requisitos necessários para atrair esses mesmos investimentos, além de que, na sua componente inteligente, estes cabos submarinos permitirão a deteção sísmica e de atividade náutica submarina”, disse o deputado do PS Madeira à Assembleia da República, Miguel Iglésias.

A força partidária salientou que este cabo submarino representa um investimento de 154 milhões de euros, com cofinanciamento europeu, sendo um “passo importante” na garantia da coesão social e territorial em termos de comunicações eletrónicas.

“O Anel CAM é composto por um cabo com seis pares de fibra ótica, sendo que cada par suporta até 64 comprimentos de onda e cada comprimento de onda é capaz de transportar uma portadora de 400 Gbps, tendo uma capacidade de transmissão de 150 Tb/seg. Este sistema permite a interligação à Rede Nacional de Alto Débito com quatro ligações internacionais diretas e ao PTT Equinix, bem como a possível interligação internacional de sistemas de cabos submarinos, através de par de fibra ótica disponível, sem necessidade de demodular o tráfego nas ilhas”, referiu o partido.

Ler artigo completo