PSD/CDS-PP/PPM elegem cinco deputados na Terceira, PS quatro e Chega um

3 meses atrás 60

Segundo os resultados preliminares da votação de hoje, PSD, CDS-PP e PPM, que governam a região desde 2020, obtiveram o maior número de votos (43,57%) na ilha Terceira, seguindo-se o PS, com 37,1%, e o Chega, que elege pela primeira vez um deputado por este círculo eleitoral, com 8,1%.

Em 2020, os socialistas tinham vencido as eleições, com 43,31% dos votos, elegendo cinco deputados, mais um do que os conquistados neste sufrágio.

A coligação acaba por eleger o mesmo número de deputados, já que, nas últimas eleições, o PSD tinha elegido quatro, com 29,84% dos votos, e o CDS-PP um, com 9,94% dos votos.

O primeiro eleito da coligação é António Ventura, do PSD, que desempenhava funções como secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Em segundo lugar é eleito o líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, que foi neste mandato vice-presidente do executivo açoriano.

Seguem-se três candidatos do PSD: Mónica Seidi, que era secretária regional da Saúde e Desporto, Paulo Gomes, vice-presidente da bancada parlamentar do PSD na atual legislatura, e Rui Espínola, que era diretor regional da Educação.

Já o PS volta a eleger Andreia Cardoso, antiga governante e vice-presidente da bancada parlamentar socialista nesta legislatura.

São também eleitos pelo PS José Miguel Toste, advogado, Berto Messias, ex-governante, deputado regional e vice-presidente do partido nos Açores, e Marília Vargas, médica.

O Chega elege o veterinário Francisco Lima.

A ilha Terceira, a segunda mais populosa dos Açores, tem o segundo maior círculo eleitoral, com 10 deputados. Neste sufrágio, estavam inscritos na ilha 53.043 eleitores, mais 459 do que em 2020.

Leia Também: Eleições/Açores: PS vence em Santa Maria e elege dois deputados

Ler artigo completo