PSD satisfeito por continuar a ser "partido vencedor" na Madeira

3 meses atrás 110

"O PSD é o partido vencedor, é o partido em que os madeirenses confiam para continuar a governar os destinos da região e também, pelos dados que foi possível observar, há também uma maioria significativa à direita", disse Jorge Carvalho, membro do Conselho Regional do partido, na sede social-democrata, no Funchal.

Numa primeira reação à projeção da Universidade Católica divulgada pela RTP e pela Antena 1, Jorge Carvalho destacou ainda o facto de a abstenção -- entre 44% e 49% - se manter "dentro dos padrões das últimas eleições", apesar de os eleitores madeirenses tenham sido chamados a votar três vezes em nove meses -- regionais em setembro de 2023, nacionais em março e agora regionais antecipadas.

Apesar de a projeção não apontar para a maioria absoluta -- para isso são necessários 24 deputados --, Jorge Carvalho considerou ser "prematuro" aventar a possibilidade de acordos com outras forças.

"Há uma coisa que a projeção indica, é clara desse ponto de vista: cabe ao PSD efetivamente encontrar. Depois, um processo de estabilidade para a governação da região", disse.

O conselheiro regional, também secretário regional da Educação no executivo de coligação PSD/CDS-PP, reconhece que o "desgaste" no exercício do poder poderá ter prejudicado os partidos liderantes, já que o estudo da Universidade Católica aponta para a eleição de entre um e dois deputados centristas (atualmente são três) e entre zero e um para o PAN, partido que assinou um acordo de incidência parlamentar com os social-democratas em 2023.

"O exercício do poder tem sempre um desgaste e é natural que o PSD, ao fim destes quase 50 anos no poder, tenha também esse mesmo desgaste de governação, mas mantém-se ainda como o partido vencedor", afirmou.

Leia Também: AO MINUTO: Projeção dá vitória ao PSD na Madeira (mas sem maioria)

Ler artigo completo