PSV-Sporting: Leão quer rugir mais alto nos Países Baixos

4 horas atrás 23

O Sporting volta a competir na Liga dos Campeões, esta terça-feira, com a deslocação a Eindhoven, para medir forças com o PSV, em duelo referente á segunda jornada da fase de liga única, já depois de ter entrado na prova milionária com um triunfo diante do Lille (2-0).

Nos Países Baixos, o leão vai querer certamente rugir mais alto e, de certa forma, 'vingar' a derrota sofrida em 2019, por 3-2, na fase de grupos da Liga Europa, numa altura em que também tenta chegar aos seis pontos em seis possíveis, de modo a reunir cada vez mais hipóteses de integrar o top8, de qualificação direta para os 'oitavos'.

Já o conjunto neerlandês chega a este encontro com um estatuto partilhado curiosamente apenas e só com o Sporting (o de ter vencido todos os jogos entre as principais Ligas europeias), mas com uma derrota no arranque da Champions, frente à Juventus, por 3-1, pelo que se encontra no fundo da tabela de 36 equipas.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), no Philips Stadion, com arbitragem do italiano Marco Guida, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Peter Bosz

O que torna o Sporting tão bom?: “O treinador deles. Ele está lá há quatro ou cinco anos e quando eu ainda estava no Olympique Lyon, ficamos impressionados num jogo-reino. Agora eles só têm jogadores melhores. Têm qualidades para mudar rapidamente, mas também para aplicar alta pressão. Jogam com muita intensidade, algo com que fomos campeões no ano passado. Também somos uma boa equipa, por isso espero um bom jogo. Eles também têm um bom atacante, o Gyokeres, mas já jogamos contra bons atacantes antes, então não vamos fazer nada diferente do normal".

Lição da derrota em Turim: “Temos que alcançar um nível superior a nós mesmos, seja a Juventus ou o PSV. São equipas de boa qualidade, por isso temos de atingir o nosso melhor nível para vencer. Na verdade, seria desejável o nível da temporada passada".

Conversa com Schaars sobre o Sporting: “Ele falou muito comigo sobre o próprio clube., mas sabe tanto sobre a equipa quanto eu porque não jogou com nenhum deles".

Rúben Amorim

Treinador do PSV elogiou o Sporting: "Obviamente que ficamos todos muito felizes. Nós também acompanhamos o que os outros treinadores fazem. Acho que evoluímos no nosso modelo de jogo, também me lembro bem do jogo [Troféu Cinco Violinos em 2021 diante do Lyon] e o que posso retirar desse jogo é que o Peter [Bosz} joga sempre para a frente, acho que é uma coisa cultural dos Países Baixos. Podemos esperar duas equipas de ataque, culturas diferentes, mas resultados semelhantes durante a época. Ambas perderam a Supertaça e ganharam os outros jogos. Não há assim tanta diferença na Liga dos Campeões, eles tiveram um jogo fora em Itália contra um clube com história nas provas europeias. Duas equipas que estão a dominar no respetivo campeonato, mas que ainda falta muito. Amanhã vai ser um bom jogo e com golos."

Peso do PSV não perder em casa há 41 jogos: "Estarem a dizer a um treinador antes de um jogo que uma equipa não perde em casa há 41 jogos não é agradável. O PSV é um clube dominador, marca muitos golos. Estudámos este jogos e os da Liga dos Campeões do ano passado, apesar de algumas diferenças. Cada vez que jogamos em Alvalade não vamos para o jogo a pensar que vamos sempre ganhar. Quando estamos do outro lado acreditamos que podemos ganhar sempre em qualquer campo. Como a nossa fortaleza pode ter um mau dia, amanhã pode ser o caso do PSV, é para isso que vamos correr e lutar."

Falta da afirmação europeia do Sporting: "Dá para perceber que estamos num patamar diferente. Antigamente costumavam dizer que não chegávamos ao Natal, que não lutávamos pelo campeonato. Acho que já provámos que somos competitivos. Tirando o ano em que estragámos tudo no início. Já temos essa consciência exibicional. Agora as pessoas esperam que possamos dar o passo seguinte na Europa. Também temos de perceber que há equipas que jogam num patamar similar ao nosso e lutamos contra campeonato e equipas que têm investimentos diferentes. Tentámos provar que podemos ser mais competitivos e queremos manter essa consistência. Melhorar aquilo que fizemos com o Lille, temos de ter outra capacidade a construir e uma presença diferente. Sinto que as pessoas esperam isso e vamos tentar corresponder a esse pedido dos nossos adeptos."

Últimos resultados

PSV: V-V-D-V-V

Sporting: V-V-V-V-V

Últimos onzes

PSV: Wálter Benítez, Ryan Flamingo, Olivier Boscagli, Mauro Júnior, Matteo Dams, Malik Tillman, Guus Til, Jerdy Schouten, Joey Veerman, Ricardo Pepi e Ivan Perisic.

Sporting: Franco Israel, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Maxi Araújo e Viktor Gyokeres.

Ausências

PSV: Fredrik Oppegard e Hirving Lozano (lesionados).

Sporting: Matheus Reis, Marcus Edwards e Pedro Gonçalves (lesionados)

Leia Também: Amorim já conta com 'reforço' na preparação do Sporting frente ao PSV

Ler artigo completo