PSV x Sporting: antevisão, ausências e onzes prováveis

3 horas atrás 25

Um tira-teimas no maior palco de todos. Na Liga dos Campeões, enfrentam-se duas das equipas em melhor forma na atualidade. Dominantes dentro de portas, PSV e Sporting vão tentar transportar o bom momento para a Europa.

E tira-teimas por que razão, caro leitor? Porque frente-a-frente estarão duas equipas 100 por cento vitoriosas nas respetivas ligas e, ainda por cima, com registos praticamente idênticos.

A Red White Army e os leões, além das sete vitórias em sete jogos, caracterizam-se pelo ataque demolidor e pela defesa fechada a - nem a propósito - sete chaves: 25 golos marcados e quatro sofridos para o PSV, 25 marcados e dois sofridos pelo Sporting. Como se não bastasse, é um embate entre os - de momento - melhores representantes das principais ligas fora as big five.

De olho nos neerlandeses

O registo interno é alarmante o suficiente para exigir atenção redobrada ao leão em Eindhoven. Contudo, na Liga dos Campeões, ao contrário do Sporting, o PSV já sofreu uma derrota: 3-1, na casa da Juventus. Por isso, em casa, os comandados de Peter Bosz - recorda-se do ex-Sporting Stijn Schaars? é adjunto! - vão querer conquistar a primeira vitória nesta edição da prova.

Para perceber como joga este PSV, nada mais simples que olhar para a lista de melhores marcadores: Luuk de Jong, experiente, lidera com cinco golos e é seguido de três jogadores, todos com quatro tentos: Hirving Lozano - de fora, por lesão -,Guus Til e Malik Tillman, dois médios - golos bem divididos, com os médios a chegarem perto - e em condições a zonas de finalização. O leão, por isso, pode ser ferido de qualquer parte.

608436

Bruno Fernandes era o capitão desse Sporting @Getty / VI-Images

Para vermos o quão perigoso pode ser este PSV, basta recuar até à temporada de 2019/20. Na última deslocação a Eindhoven, os leões sairam K.O., com uma derrota por 3-2. Tempos diferentes, certamente, mas resultados que ficam na história.

Feridas? Não param este leão

Foco, caro leitor, no «este». O Sporting 2024/25 parece ser imune a lesões e, por isso, vai de vitória convincente em vitória convincente. Na tentativa de fazer de Eindhoven um novo passeio, Rúben Amorim não vai contar com Pedro Gonçalves, Marcus Edwards, St. Juste e Matheus Reis.

Contudo, não contou com estes e muito mais noutras partidas e isso não foi motivo para quebrar a série vitoriosa de oito jogos.

O onze verde e branco, ainda assim, deverá sofrer algumas mudanças. A imprensa nacional avançou com a possibilidade de Geny atuar no ataque - percetível, face às várias opções nos corredores e escassas na frente. Gonçalo Inácio também deve regressar à titularidade, após voltar aos relvados diante do Estoril.

Apesar das lesões, respira-se saúde leonina em Alvalade. Veremos se o ar será o mesmo em Eindhoven, às 20h, na segunda jornada da Liga dos Campeões.

Ler artigo completo