Putin inspeciona armas apreendidas na guerra durante visita à Chechénia

1 mes atrás 35

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, encontra-se na Chechénia, naquela que é a primeira visita à república russa do Cáucaso desde 2011, e esteve na Universidade das Forças Especiais Russas, em Guderme, onde inspecionou as tropas e os voluntários que irão combater na Ucrânia, além das armas apreendidas no conflito.

"Enquanto tivermos homens como vós, seremos absolutamente invencíveis", disse Putin aos combatentes, num discurso citado pela agência de notícias Reuters. "Uma coisa é disparar numa carreira de tiro aqui, e outra coisa é pôr a vossa vida e saúde em risco. Mas vocês têm uma necessidade interior de defender a pátria e a coragem de tomar tal decisão".

Durante a visita, os militares mostraram a Putin e ao líder da Chechénia, Ramzan Kadyrov, o armamento apreendido na guerra da Ucrânia e um vídeo partilhado pelo Kremlin - que pode ver abaixo - mostra armas de vários países, incluindo da Turquia, Estados Unidos, do Reino Unido e da própria Ucrânia.

🇷🇺 Putin has arrived in Chechnya. He visited the “Russian special forces University” in Gudermes. The Russian president was shown samples of captured weapons. pic.twitter.com/JJgyzZMrIH

— Geo News (@GeoTienou) August 20, 2024

Antes de se deslocar à Chechénia, Putin esteve em Beslan, na Ossétia do Norte, outra república russa do Cáucaso, onde prestou homenagem às vítimas do sangrento sequestro numa escola por um comando islamita checheno em 2004. 

A visita de Putin ocorre numa altura em que as forças ucranianas lançaram, a 6 de agosto, uma ofensiva terrestre surpresa na região fronteiriça russa de Kursk, apoderando-se de dezenas de localidades. Há forças militares chechenas destacadas na região de Kursk precisamente para repelir essa ofensiva ucraniana.

Leia Também: Putin visita Chechénia pela primeira vez desde 2011

Ler artigo completo