Putin oferece a Kim Yo-jong automóvel fabricado na Rússia

7 meses atrás 54

A agência de notícias KCNA disse que a irmã de Kim e um outro dirigente norte-coreano aceitaram no domingo o presente e que Kim Yo-jong transmitiu a Putin os agradecimentos do irmão.

Kim Yo-jong acrescentou que o presente demonstra a relação pessoal especial entre os dois líderes.

O presente poderá violar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que proíbe o fornecimento de artigos de luxo à Coreia do Norte, aprovada em 2017 com o voto a favor da Rússia.

No final de janeiro, a Coreia do Norte afirmou que o presidente russo expressou vontade de visitar o país num futuro próximo, em resposta a um convite de Kim Jong-un.

Vladimir Putin terá comunicado a intenção à ministra dos Negócios Estrangeiros norte-coreana, Choe Son-hui, durante uma visita da responsável à Rússia entre 15 e 17 de janeiro, indicou a KCNA.

A visita de Choe a Moscovo, que incluiu reuniões com o homólogo russo, Sergey Lavrov, e com o vice-primeiro-ministro, Alexander Novak, ocorreu "numa altura em que as relações de amizade e cooperação entre os dois países entraram definitivamente no curso de um novo desenvolvimento integral", afirmou ainda a agência estatal.

A visita de Choe aconteceu depois de terem sido divulgadas novas provas de que a Coreia do Norte e a Rússia concordaram em cooperar militarmente durante uma cimeira de setembro entre Kim e Putin.

Ler artigo completo