PwC inclui tecnologia da Microsoft no centro de experiência em Portugal

6 meses atrás 90

“Queremos que o mercado, os nossos clientes e os nossos parceiros trabalhem connosco na ideação, demonstração e experimentação de tecnologias de IA da Microsoft. O Experience center será o espaço natural para tais reuniões, sprints, workshops”, diz a consultora ao JE

A PwC Portugal uniu-se à Microsoft para modernizar – e digitalizar ainda mais – o seu centro de experiência (experience center) em Lisboa, as duas salas que a consultora criou na sede para demonstrar tecnologias imersivas, como metaverso, realidade virtual e aumentada ou impressão 3D.

O novo “Microsoft AI Experience Center” está localizado nesse centro – criado em novembro de 2023 a pensar no futuro das empresas – e significa “um investimento significativo” no recurso à Inteligência Artificial (IA) para revolucionar os serviços de consultoria, embora o valor do acordo não tenha sido tornado público.

Projetado para ser um hub de inovação, consiste numa parceria de colaboração entre o conhecimento de gestão de negócio da PwC e de tecnologia, particularmente IA, da Microsoft para tentar enfrentar desafios dos clientes e desbloquear outras oportunidades.

“O Experience Center tem sido percecionado como um espaço de cocriação, mas também de laboratório tecnológico, onde é possível contactar, testar, discutir e aplicar tecnologias inovadoras. E, com esta decisão, queremos alargar o leque de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada disponíveis, cada vez mais combinadas e articuladas by defalut com IA, seja mais machine learning seja IA generativa”, contextualiza fonte oficial da PwC, em declarações ao Jonral Económico (JE)

Agora, incluirá Microsoft Azure OpenAI Service, Azure AI Service, Microsoft Fabric, Copilot for Microsoft 365, GitHub Copilot, Power Platform e Microsoft Copilot for Sales. “Queremos que o mercado, os nossos clientes e os nossos parceiros trabalhem connosco na ideação, demonstração e experimentação de tecnologias de IA da Microsoft. O Experience center será o espaço natural para tais reuniões, sprints, workshops”, esclarece a BigFour.

Em termos práticos, terá: demonstração de soluções e use cases aplicados às diferentes áreas e indústrias, sessões exclusivas para que líderes empresariais possam interagir com profissionais da PwC e Microsoft, personalização, workshops de inovação colaborativa (metodologia GenAI Design Thinking da consultora) e apresentação de exemplos reais da utilização da tecnologia aplicada à consultoria.

“Contempla também uma componente de ecossistema de startups, orientadas para a inovação em tecnologias imersivas, onde num ambiente de cocriação pretendemos trabalhar novos e inovadores use cases”, explica a PwC. Logo, prevê-se também a organização de hackathons [competições de programação ou desenvolvimento de tecnologia] sobre IA generativa e programas de incubação e aceleração para fomentar a criação de empresas ou o desenvolvimento das recentes.

Fonte oficial da PwC esclarece que envolve três equipas: uma core, que gere e dinamiza o Microsoft AI Experience Center, com cinco pessoas, uma de coaches BXT (Business – eXperience – Technology) com mais de 20 recursos humanos certificados e uma terceira, onde estarão os consultores alocados para os projetos costumizados.

Microsoft vai abrir “Fábrica da Inovação de IA” em Lisboa
Ler artigo completo