QNAP lança a versão 5.2 do sistema operativo para NAS QTS que traz um novo Centro de Segurança

1 mes atrás 47

A QNAP lançou hoje oficialmente o sistema operativo para NAS QTS 5.2. Um dos destaques desta versão é a estreia do novo Centro de Segurança, que monitoriza as actividades dos ficheiros para combater as ameaças de ransomware. Para além disso, a segurança do sistema foi melhorada com suporte para unidades de auto-encriptação (SED) TCG-Ruby. Foram também implementadas inúmeras optimizações para simplificar operações, configuração e processos de gestão, elevando significativamente a experiência geral de utilizador.

Principais novas funcionalidades do QTS 5.2:

• Defesa contra ransomware com o novo Centro de Segurança: Esta funcionalidade monitoriza activamente as actividades dos ficheiros para proteger preventivamente a segurança dos dados. Ao detectar comportamento suspeito de ficheiros, o sistema implementa rapidamente medidas de protecção (como backup ou bloqueio) para reduzir os riscos e evitar a perda de dados devido a ameaças de ransomware, ataques ou erros humanos.

• Tecnologia de aceleração Kernel Mode SMB Daemon: O QTS 5.2 suporta o Kernel Mode SMB Daemon, optimizando o desempenho da transmissão SMB do NAS. Esta melhoria é particularmente notável numa arquitectura de armazenamento totalmente flash.

• Suporte para SED com a especificação TCG-Ruby: O TCG Ruby fornece especificações para NVMe e outras tecnologias de armazenamento modernas, alinhando-se com as necessidades actuais das empresas e centros de dados e facilitando a conformidade com os regulamentos (como GDPR, HIPAA e HITECH). A SED encripta dados para toda a unidade através do seu processador de encriptação integrado, adicionando uma camada extra de protecção para a segurança da informação.

• Backup/restauro de definições de sistema NAS com maior flexibilidade: Os utilizadores podem agora fazer o backup das definições do sistema NAS com informação detalhada do conteúdo do backup, incluindo definições do sistema, rede e permissão. Ao restaurar as definições do sistema NAS, os utilizadores podem escolher itens específicos para restaurar, tais como definições de permissão ou configurações de rede, proporcionando uma maior conveniência.

• Lista de apps instaladas para substituição conveniente de dispositivos: Os utilizadores podem carregar uma lista de aplicações instaladas no NAS para a myQNAPcloud. Isto permite instalar rapidamente as mesmas aplicações em novos ou múltiplos dispositivos NAS, poupando tempo na substituição de dispositivos e tarefas de gestão.

• Arranque/encerramento mais rápido do NAS: QTS 5.2 melhora a velocidade de arranque e encerramento em até 30%.

• Login mais conveniente no domínio AD: Após adicionar o NAS QNAP ao serviço de domínio, os utilizadores do domínio podem aceder ao NAS utilizando o seu nome de utilizador e palavra-passe do domínio. Agora os utilizadores podem iniciar sessão rapidamente introduzindo simplesmente o nome de utilizador do domínio, sem a necessidade de introduzir o nome de domínio AD.

• Backup de sistema total em PCs/servidores Windows PC: Ao instalar o utilitário NetBak PC Agent em sistemas Windows, os utilizadores podem fazer o backup de todo o sistema, discos, pastas e ficheiros para o NAS QNAP e restaurar sempre que necessário. Podem também beneficiar da deduplicação global e da tecnologia exclusiva de backup incremental sintético para tempos de backup e restauração significativamente reduzidos.

Ler artigo completo