Quarto dérbi em um mês vale taça

3 semanas atrás 45

Já nem se podem ver. Pela quarta vez em cerca de um mês, Benfica e Sporting vão medir forças e o dérbi desta quarta-feira é, porventura, o mais importante dos quatro por uma questão muito simples: vale taça. Depois de duas partidas para as meias-finais da Taça de Portugal e uma para a Liga BPI, águias e leoas discutem entre si a vitória final na Taça da Liga.

Os três dérbis anteriores tiveram todos os resultados: o Benfica venceu na primeira partida da Taça de Portugal, o Sporting venceu para o campeonato e as duas empataram na segunda mão da eliminatória da Prova Rainha. Agora, o Estádio do Restelo prepara-se para receber os dois conjuntos com a garantia de que o empate é o único resultado impossível. No Dia do Trabalhador, quem trabalhar mais no relvado vai sair de Belém com a Taça da Liga na bagagem.

Lesionada durante o jogo da segunda mão da Taça de Portugal, em Alcochete, Jéssica Silva é a grande novidade: está recuperada e disponível para ir a jogo. Pauleta, por outro lado, contraiu um problema físico e está fora das opções. Do lado contrário, Fátima Pinto, Bruna Lourenço e Ana Capeta ficaram fora das opções de Mariana Cabral para o jogo na Madeira, frente ao Marítimo.

A antevisão de Filipa Patão

Vencer como objetivo: «Podemos fazer uma época de excelência, ou não tão boa para os objetivos do clube, que são ganhar tudo. Vamos trabalhar e batalhar para ter uma época perfeita, que passa por ganhar todos os títulos. Fizemos história, atingindo os quartos de final da Champions, já ganhámos uma Supertaça e amanhã [quarta-feira] queremos levar mais uma taça para casa. Tudo faremos para que isso possa acontecer.»

Antevisão ao duelo: «Venham mais jogos que nos deem muito trabalho. São estes jogos que queremos e não nos escondemos. Acredito que vai ser um jogo competitivo, um excelente espetáculo, equilibrado. O que queremos é continuar a nossa caminhada, continuarmos focadas e, acima de tudo, promovermos um grande espetáculo de futebol. Temos de conseguir colocar o público a querer ver jogos de futebol praticado por mulheres e vamos fazer o melhor jogo possível para conseguirmos mais um troféu.»

Ausência de Pauleta e regresso de Jéssica Silva: «Sabemos a importância de ganhar um título pelo Benfica e sabemos a importância de todas as caminhadas. Somos ambiciosos. Infelizmente, deixámos de ter um trunfo que é a Pauleta, ganhámos outros trunfos, como a Jéssica que recuperou, e continuamos a ter vários trunfos que são as jogadoras disponíveis e vão querer que a equipa seja o maior trunfo de amanhã.»

Possibilidade de vencer tudo: «Acredito que todas as jogadoras estão preparadas e podemos conquistar mais uma taça. Podemos ter uma época perfeita e não vamos desperdiçar esta oportunidade. Isto está na cabeça das jogadoras, é o foco máximo. Amanhã é mais um grande obstáculo e um grande desafio que queremos ultrapassar para a nossa época perfeita.»

A antevisão de Mariana Cabral

Antevisão ao duelo: «Sabemos que uma final é sempre muito equilibrada, um momento muito competitivo que pode cair para qualquer lado. As duas equipas conhecem-se muito bem, mas isso não quer dizer que saibam o que a outra vai fazer. Após tantos jogos, torna-se um pouco um jogo de xadrez. Tenho a certeza de que vão estar jogadoras de muita qualidade neste relvado e que vai ser um jogo muito bonito de se ver. Espero que a Taça da Liga seja conquistada pelo Sporting CP porque acho que a equipa e os adeptos merecem. O Sporting CP nunca conseguiu conquistar a Taça da Liga e vamos fazer por isso. Estou ansiosa para pagar um jantar a estas raparigas, vamos ver se consigo.»

Foco na própria equipa: «Temos de nos focar em nós e nesta final, fazer o melhor que conseguirmos e pudermos. Temos muita qualidade, temos sido competitivas em todas as competições. Infelizmente, na Taça de Portugal não estamos na final, mas estamos nesta e a responsabilidade é nossa.»

Eficácia como fator crucial: «Vai haver golos com certeza, como tem havido quase sempre, e a eficácia faz a diferença nestes jogos equilibrados. A partir do momento em que conseguirmos concretizar as muitas oportunidades que temos criado podemos sair vencedoras.»

«Na Supertaça perdemos nos penáltis, ganhámos na Liga, mas não estamos em primeiro por responsabilidade nossa. Temos todas as competências e qualidades para sairmos vencedoras e isso é que tem de estar na nossa cabeça. Se formos uma equipa, conseguimos vencer e já o demonstrámos esta época.»

«O objetivo é ganhar o troféu. É para isso que trabalhamos todos os dias e é isso que queremos. Desde o primeiro dia da pré-época que estamos focadas em sermos cada vez melhores, mais equipa e em fazer crescer as jogadoras mais jovens. É assim que trabalhamos para, depois, lutarmos ao máximo por todos os troféus.»

caso do vídeo do balneário na Madeira: «No meu tempo de jogadora, tínhamos condições semelhantes às que temos muitas vezes hoje. Tudo tem de evoluir e sei que o Sporting CP tem as pessoas certas para fazer com que as condições sejam melhores e que o futebol feminino em Portugal evolua.»

Ler artigo completo