Quase 80% das lojas de e-commerce portuguesas usam Inteligência Artificial

9 meses atrás 116

Conclusão é do “State of Commerce Report”, elaborado pela tecnológica norte-americana Salesforce.

Quase 80% das lojas de e-commerce portuguesas usam Inteligência Artificial

como com uma análise global dos comportamentos de compra de mais de 1,5 mil milhões de clientes (B2B e B2C).

O comércio eletrónico português está a aderir ao boom dos algoritmos. Quase oito em cada dez (76%) das empresas de e-commerce portuguesas que já utilizam Inteligência Artificial (IA), sendo que menos de um terço (24%) tema tecnologia totalmente implementada e cerca de metade (52%) está em fase de teste e experimentação.

A percentagem das lojas que estão a implementar é a mesma das que ainda se encontram a ponderar (24%) se é útil e se/como funcionaria no seu modelo de negócio. As conclusões constam do relatório “State of Commerce”, elaborado pela Salesforce através de entrevistas a mais de 2.700 operadores de e-commerce em 15 países, inclusive 100 em Portugal.

“As empresas de comércio estão focadas em impulsionarem a eficiência e o crescimento com inovações integradas e baseadas em IA, que permitem um caminho mais rápido para a compra e uma maior satisfação por parte do cliente”, começa por dizer o diretor geral e vice-presidente sénior de Commerce Cloud na Salesforce.

Portanto, as que “conseguirem aproveitar eficazmente os dados dos seus clientes para construírem estas novas experiências de comércio conectado, vão permitir uma forte fidelização e rentabilidade dos clientes nos próximos anos”, crê Michael Affronti.

A Salesforce apercebeu-se ainda de que as vendas online atingiram 1,17 biliões de dólares (cerca de 1,5 biliões de euros) entre novembro e dezembro, o que representa uma ligeira subida de 3% em termos homólogos. Porém, ainda só 17% das encomendas de compras de Natal foram influenciadas por IA durante esses dois meses, representando 199 mil milhões de dólares (perto de 182 mil milhões de euros). Só na Cyber Week foram 51 mil milhões de dólares (47 mil milhões de euros).

Ler artigo completo