Quatro detidos na Dinamarca e Países Baixos por suspeitas de terrorismo

9 meses atrás 100

Três pessoas foram detidas na Dinamarca e uma nos Países Baixos por serem suspeitas de estarem a preparar um ataque terrorista. Segundo a agência de notícias Reuters, que cita fonte das autoridades dinamarquesas, as detenções ocorreram no seguimento de um "esforço policial transfronteiriço coordenado".

"A investigação revelou que uma rede de pessoas estava a preparar um ato terrorista", afirmou o responsável do Serviço Dinamarquês de Segurança e Inteligência (PET), Flemming Drejer, numa conferência de imprensa em Copenhaga.

"As detenções e as rusgas que estamos a realizar hoje baseiam-se numa investigação intensiva que o PET levou a cabo em estreita cooperação com os nossos parceiros no estrangeiro", acrescentou.

Não são conhecidos ainda os motivos dos suspeitos ou se estão relacionados com algum grupo islâmico ou com grupos de extrema-direita. 

Já de acordo com as autoridades neerlandesas, um homem de 57 anos foi detido, esta quinta-feira, em Roterdão, a pedido das autoridades alemãs.

Sublinhe-se que a Dinamarca foi criticada por vários países muçulmanos durante o verão devido à queima do Corão e, na semana passada, o parlamento dinamarquês aprovou uma lei que criminaliza o tratamento inadequado de textos de grande significado religioso.

Para o governo dinamarquês, a medida tem como objetivo proteger os interesses e a segurança nacional do país escandinavo, numa altura em que a ameaça terrorista se intensificou.

Esta semana, os Países Baixos decidiram elevar o nível de ameaça terrorista para "substancial". Desde 2019 que o nível de ameaça não era tão elevado no país. 

O Coordenador Nacional de Contraterrorismo e Segurança (NCTV) passou  para 4, numa escala que vai até 5. A decisão prende-se com a guerra entre Israel e o Hamas. 

Leia Também: Nível de ameaça terrorista sobe nos Países Baixos devido à guerra em Gaza

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo